Está cada vez mais comum ouvir as pessoas se queixarem de cansaço, exaustão e desânimo. Atualmente todos se cobram demais, procuram desenvolver da melhor maneira suas habilidades, alcançar o sucesso, desempenhar papéis e assumir as responsabilidades do contexto individual, familiar e profissional. Essas cobranças constantes produzem uma carga emocional tão grande que, muitas vezes, foge ao controle da maioria, especialmente daqueles que não estão preparados para esse novo estilo acelerado de vida. O acúmulo de trabalho, a falta de tempo, o estresse e a ansiedade podem chegar um momento em que o indivíduo ao invês de se deixar levar pelo embalo, a pessoa pode parar de agir, ficar sem rumo, sem forças para enfrentar as situações e sem vontade de sair do lugar. Esse desânimo pode ser decorrente de uma insegurança emocional, um esgotamento de forças ou de um sentimento de inferioridade isso atrapalha o rendimento no trabalho, nos relacionamentos pessoais e sociais.
Esse desanimo, apatia, cansaço físico tem contribuído em grande escala para a procrastinação, tão em pauta hoje em dia. Procrastinar é adiar é deixar a vida passar.
Dias difíceis da vida levam as pessoas a acreditarem que não vão alcançar seu objetivo, ficam sem forças e desesperançadas. E quanto mais se prostrarem, mais aumentam as possibilidades de se paralisar. Aí a importância de dar o primeiro passo para promover energia e dar impulso as atividades que estão paradas pela falta de ânimo.
Acabar com esses sentimentos ruins que esgotam as forças, é primordial para reviver a capacidade do pensar, examinar caminhos alternativos, superar dificuldades e frustrações.
Acreditar, ter fé e esperança é necessário para a existência, é a mola propulsora da vida. A fé leva a acreditar que o melhor estar por vir, não se deve fundamentar a vida em seus próprios sentimentos humanos., nem viver pelo que sente, por aquilo que o seu estado afetivo produziu, temos que ter motivações maiores, nossas emoções são instáveis.
Quando for construir uma base de sua vida, pare de olhar somente ao redor, olhe para cima, não fixe seu olhar nas situações, acredite que tem um ser maior que está no controle de todas as coisas. Não deixe sua vida ser governada pelas más notícias, pelos maus prognósticos, pelas mazelas que estão a sua volta. Fixe seu olhar na esperança, mas admita que esta atitude requer muita humildade de sua parte. É necessário o destronamento do egocentrismo de seu coração, requer a superação da arrogância natural humana e exige uma rendição a Deus.