O número de mortes no trânsito de Maringá já é praticamente o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado. Um levantamento feito com base em dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) revela que até o dia 10 deste mês, 27 pessoas morreram em decorrência de acidentes. No mesmo período de 2021, foram 14 óbitos.
Um dos acidentes mais graves ocorridos recentemente, aconteceu na noite da última quinta-feira, 9. A jovem Karolayne Vitória Farias Cari, de 18 anos e o padrasto Evando da Silva Carvalho, de 35 anos, moradores da cidade de Paiçandu, morreram após um acidente na altura do Parque Itaipu, no Contorno Sul de Maringá. Segundo o que foi apurado no local, o acidente envolveu três motocicletas e um caminhão baú que pertence à uma transportadora. Os veículos trafegavam pelo contorno, sentido rodovia PR-317.
Nas imediações da 13ª Ciretran, em um trecho de pouca visibilidade, por conta da falta de iluminação, o condutor do caminhão atingiu a traseira da moto que era ocupada por Evando e Karolayne. O veículo passou sobre as vítimas que morreram na hora. A moto chegou a ser arrastada por alguns metros. Outras duas motocicletas que vinham logo atrás do caminhão, não conseguiram frear e também atingiram a traseira do baú. Um dos motociclistas nada sofreu. Já as outras duas pessoas que estavam na outra moto, sofreram ferimentos graves.
Elas foram socorridas e encaminhadas para hospitais de Maringá (HU e Santa Casa). Testemunhas relataram que a moto atingida pelo caminhão, teria saído de uma empresa as margens do contorno e entrado direto na via. Essas informações, no entanto, serão apuradas pelos órgãos competentes. Na hora do acidente, a chuva era intensa no local. A princípio, o motociclista que faleceu teria ido buscar a enteada no trabalho.
Eles eram moradores do Jardim Bela Vista II. No local, além das equipes de resgate do Samu e Siate, estiveram agentes da Semob, Pelotão de Trânsito do 4ªBPM, Polícia Científica e agentes do Instituto Médico Legal. A pista chegou a ficar interditada em ambos os sentidos. Investigadores da Delegacia de Trânsito, vão apurar as circunstâncias do acidente.
Ações
Uma das apostas da Semob está na conscientização. Trabalhos educativos são realizados por equipes da secretaria. Ao longo da última semana, por exemplo, as equipes percorreram empresas e escolas do município para palestras de orientação. A expectativa é de que os participantes se transformem em agentes multiplicadores de trânsito. “Eles recebem nossas orientações e repassam nos meios em que vivem, nas famílias, grupo de amigos e no trabalho”, exemplifica o gerente de educação da Semob, Rafael Martins.