Famoso pela trilogia de livros “1808”/“1822”/“1889”, o jornalista e escritor maringaense Laurentino Gomes é um dos nomes confirmados para o Congresso Internacional de Leitura (Coninler) 2022, que será 100% on-line e gratuito. Iniciativa do Observatório do Livro, esse evento está programado para ocorrer de 4 a 8 de julho, das 19h às 21h30.
Abertura
Laurentino está escalado para o primeiro dia do Coninler 2022, 4 de julho, às 20h, com a conversa “A leitura da escravidão no Brasil”. Ele publicou recentemente o volume 3 da aclamada série “Escravidão”. Além dele, a programação da semana tem autores como Mário Sergio Cortella, Pedro Bandeira, Marina Colasanti, Valter Hugo Mãe, Ignácio de Loyola Brandão, Nélida Piñon, Noemi Jaffe, Luiz Ruffato, entre outros.
História
Desde o início, em 2016, o Coninler é 100% gratuito, on-line e em português. O evento de 2022 será transmitido pelo YouTube e Facebook. Quem participa de 75% das lives recebe certificado. Por conta dos diferentes fusos horários dos participantes e seus países, as transmissões ao vivo são gravadas e ficam disponibilizadas por algum tempo. A programação completa e as inscrições estão no site https://observatoriodolivro.org.br/coninler
Autor
Paranaense de Maringá e seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, Laurentino Gomes é autor dos livros “1808”, sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; “1822”, sobre a Independência do Brasil; “1889”, sobre a Proclamação da República; e a recente trilogia “Escravidão”, cujos livros foram lançados entre 2019 e 2022, somando mais de 1.500 páginas de uma triste história que ainda é uma ferida aberta na vida de todos os brasileiros.
Single
Gabriel Gonti, grande aposta da nova MPB, lança o single “Eu e Eu Mesmo”, que fará parte de seu próximo álbum. A faixa chega em parceria com a banda Hotelo e já está disponível nas plataformas musicais, acompanhada de videoclipe. A letra tem como tema principal o amor-próprio. “A mensagem que queremos passar é que precisamos estar bem com nós mesmos para depois se relacionar com alguém”, explica o cantor, via assessoria.
HQ
A Graphic MSP “Magali – Tempero”, que estava programada para 2022, não vai mais ser publicada. A informação foi divulgada pelo editor da série, Sidney Gusman. Segundo ele, a autora Lu Cafaggi “vem há muito tempo enfrentando um problema de saúde muito sério”. “A depressão e a ansiedade causaram diversos atrasos na obra, e isso foi informado aos leitores”, completa Sidão, via redes sociais.
HQ 2
O editor informa também que tanto a MSP (Mauricio de Sousa Produções) quanto a Panini Comics Brasil ofereceram todo o apoio para a Lu, disponibilizando mais prazo para que ela concluísse “Magali – Tempero”. “Mas a Lu não está em condições de fazer isso. E desistiu do projeto em prol da sua saúde”, explica Gusman. Já o volume sobre a personagem Magali será destinado a outra pessoa.