Uma força tarefa formada por representantes de diferentes setores vai apertar a fiscalização a estabelecimentos que vendem produtos sem tributação, fazendo competição desigual contra estabelecimentos que cumprem seu dever pagando impostos pelos produtos que vendem.
Nesta terça-feira, 12, a força tarefa reúne a imprensa às 9 horas na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), para dar detalhes da operação, por que ela será realizada e quais serão seus alvos.
A força tarefa será composta por agentes da prefeitura de Maringá e secretarias, Polícia Militar, Polícia Civil, Receita Federal, Procon, Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal. A iniciativa tem o apoio da Associação Comercial e Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região, o Sivamar.
A partir de quarta-feira, as fiscalizações serão frequentes para coibir o comércio informal e ilegal. Até mesmo os vendedores ambulantes que vendeu produtos nas calçadas da área central são alvo da fiscalização. Esses vendedores poderão procurar apoio de políticas públicas, como na Secretaria da Juventude, Cidadania e Migrantes, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Agência do Trabalhador.