O PDT do Paraná realizou neste sábado, 30, sua Convenção Estadual em que definiu as candidaturas do ex-deputado federal André Gomyde ao governo do Paraná e a professora universitária Eneida Desiree Salgado ao Senado. Também foram apresentadas as nominatas de candidatos a deputado federal e deputado estadual pelo partido, com a vereadora de Maringá Professora Ana Lúcia disputando uma cadeira na Assembleia Legislativa.
O candidato do partido à Presidência da República, o ex-ministro Ciro Gomes, participou do evento, realizado no Clube Dom Pedro II, em Curitiba. Na oportunidade, o diretório estadual apresentou o Plano de Governo do PDT, denominado Projeto Paraná.
“É uma grande festa democrática para dar início ao processo eleitoral 2022”, disse o presidente do PDT Paraná, André Menegotto. Segundo ele, o Projeto Paraná, que vem sendo construído coletivamente há mais de dois anos, faz do PDT um dos poucos partidos a apresentar um plano de governo realista. “Percorremos todas as regiões do Estado fazendo um debate ativo sobre ações estratégicas, vocações regionais e para saber quais são as principais demandas dos paranaenses”.
Quem é Ricardo Gomyde
Ricardo Gomyde tem 52 anos, é filho de Gilberto Barreto Gomyde e Neusa Maria Crachineski, e pai de dois filhos. Nascido em Ibaiti, reside em Curitiba desde 1978.
É advogado, foi vereador por Curitiba, deputado federal e secretário estadual de Esporte.
No Governo Federal, assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte e foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos jogos olímpicos de 2016.
Em 2014 foi candidato ao senado fazendo 12,51% (666.438) dos votos do Paraná.
Quem é Desiree
Eneida Desiree Salgado tem 47 anos, nascida em Curitiba, filha Enio Celso Salgado e Neuza Belotto Salgado. É mãe da Ana Clara e esposa do João.
Doutora em Direito do Estado e professora de Direito Constitucional e Direito Eleitoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora e autora, é a idealizadora do “Política Por/De/Para Mulheres”.
“Sempre incentivei as mulheres a participarem dos espaços de poder e da tomada de decisões, com pesquisas e cursos de iniciação à formação política para mulheres. Agora, resolvi sair para a praça e lutar pela igualdade no campo eleitoral”, afirma Desiree.