O Festival Nipo-brasileiro de Maringá é considerado um dos maiores eventos da Cultura Japonesa no Brasil. O evento recebe anualmente um público de aproximadamente 70 mil visitantes que têm a oportunidade de vivenciar a cultura nipônica. Após dois anos sem a realização da festa devido a pandemia, os organizadores esperam que o público ultrapasse os 80 mil visitantes neste ano.
Maringá tem uma das maiores e mais representativas comunidades japonesas do Brasil e é uma das cidades que melhor preservam essa cultura no país. Graças a essa tradição, Maringá sempre está no roteiro de integrantes da Família Real Japonesa quando visitam o Brasil.
As atividades do 31º Festival Nipo-brasileiro acontecem em 4 pavilhões distintos: Comercial, Artístico, Cultural e Gastronômico.
No Pavilhão Comercial, participam mais de 50 expositores de produtos e serviços como concessionárias de automóveis, instituições financeiras, construtoras, artesanatos, produtos japoneses e outros.
No Pavilhão Artístico, se apresentam os maiores cantores da Comunidade Nikkei do Brasil, além de danças típicas como Yosakoi Soran, Bom Odori e também Taikô, tambores japoneses.
No Pavilhão Cultural, os visitantes têm a oportunidade de apreciar exposições de bonsais, ikebanas, origami e artes plásticas.
No Pavilhão Gastronômico, além de degustar o melhor da culinária japonesa raiz, o visitante tem o privilégio de sentir a união da comunidade nipo-brasileira de Maringá, isso porque os pratos são preparados e servidos por cerca de 1.500 voluntários.
O evento tem reconhecimento nacional com o troféu “Jacaré de Ouro” na categoria Evento Artístico do Prêmio Caio, o mais importante do setor de eventos do Brasil.
O festival ocorre de 6 a 15 de agosto, na ACEMA. De segunda a sexta-feira, a programação começa às 19h. Nos fins de semana, o festival começa às 11h.
Realização: ACEMA – Associação Cultural e Esportiva de Maringá
Organização: Tasa Eventos