Campo Mourão perdeu neste sábado, 13, um de seus mais antigos e importantes empresários, Delordes Daleffe, fundador da Cometa Auto Peças, a mais antiga loja de peças da cidade. Ele tinha 88 anos e estava acamado há três anos.
Delordes deixa viúva a também pioneira Maria Gídia e os filhos Dulcenéia, Laércio e Ana Maria, psicóloga, médico e pedagoga, respectivamente, e seis netos.
O pioneiro chegou a Campo Mourão na década de 1950. Seu pai, Dionísio Daleffe, trouxe a família de Urussanga, Santa Catarina, em uma época em que Campo Mourão era apenas uma picada na mata e algumas poucas casas. Primeiro a família montou uma empresa de ônibus, onde Delordes fez de tudo: foi motorista, cobrador, mecânico, abridor de estradas. Depois de vender a empresa de ônibus, a família instalou a loja de peças que recebeu o nome de Cometa.
Também na loja de peças Delordes fez de tudo, desde cuidar da papelada até atender no balcão. Como o mais velho de seis irmãos, trouxe todos os irmãos como sócios da empresa.
Ele foi também vereador e participou de várias entidades de Campo Mourão, tendo sido presidente da Associações Esportiva e Recreativa Mourãoense quando Campo Mourão iniciou no futebol profissional.