Conhecido por livros como “O cheiro do ralo” (2002) e “A arte de produzir efeito sem causa (2008), além de sua produção quadrinística, o escritor Lourenço Mutarelli chega com um novo romance: “O livro dos mortos” (R$ 99,90 | E-book: R$: 44,90), previsto para ser lançado pela Companhia das Letras no próximo dia 26 de agosto.
São 528 páginas de “uma autobiografia hipnagógica”. “Misto de autoficção e narrativa insólita, própria de Mutarelli, este livro retoma o estilo que o consagrou em ‘O cheiro do ralo’ e aprofunda uma das questões mais importantes de sua obra: quais os limites da narrativa (seja ficcional seja histórica) e até onde ela nos constrói”, diz a editora, em material para a imprensa.
Confira a sinopse: Pompeu Porfírio Júnior ganha a vida contando histórias: as pessoas lhe pagam para que sente ao lado delas e conte o que viveu. Como um intermediário-inventor, Pompeu arquiteta mundos para que elas os habitem. Ali, se apaixonam, se decepcionam, gozam e sofrem. Contudo, Pompeu tem seus demônios particulares e, ao ser denunciado ao tribunal da inquisição, passa a responder por crimes que não conhecia. Sem saber quem o acusara, o contador de histórias relembra sua vida e dela monta um caleidoscópio, revisitando, na companhia do leitor, desde a infância até a maioridade e ao infarto que quase o matou.
A capa é de Kiko Farkas, numa edição de formato 13.50 x 20.60 cm, livro brochura.
Imagem: Montagem com a capa do livro/Reprodução
Autor
Lourenço Mutarelli nasceu em 1964, em São Paulo. Publicou diversos álbuns de quadrinhos, entre eles “Transubstanciação” (1991) e a trilogia do detetive Diomedes: “O dobro de cinco”, “O rei do ponto” e “A soma de tudo I e II”. Escreveu peças de teatro — reunidas em “O teatro de sombras” (2007) — e os livros de ficção “O cheiro do ralo” (2002, adaptado para o cinema em 2007); “O natimorto” (2004, adaptado para o cinema em 2008); “A arte de produzir efeito sem causa” (2008, adaptado para o cinema em 2014); “Miguel e os demônios” (2009); “Nada me faltará” (2010); “O grifo de Abdera” (2015) e “O filho mais velho de Deus e/ou Livro IV” (2018).
Álbum
Conhecida na cena paranaense pelo Folk Metal com ares de viking, a banda gurapuavana Futhärk deve lançar em breve seu primeiro álbum de estúdio. Trata-se de “End of Cycle”, que terá 11 faixas, sendo nove delas inéditas; além de versões para “Mortal Man” e “Futhärk’s (Prólogo)”, que já figuram em set lists desde 2015. O disco inteiro foi gravado, produzido, mixado e masterizado em Guarapuava por Alessandro Küster, ao longo dos anos de 2020 e 2021.
Álbum 2
O material do Futhärk começou a ser idealizado ainda no ano de 2016. “Contudo, as várias trocas na formação da banda e alguns problemas internos adiaram e afetaram o processo de composição, que foi sendo gradualmente finalizado até o ano de 2020”, diz a banda, por meio de suas redes sociais. A faixa título do disco foi a escolhida para também ser o primeiro videoclipe, contando com a produção da Ummagumma Films.
Salão
De 22 de agosto a 7 de outubro, artistas do campo das artes visuais de todo o Brasil e do exterior podem inscrever seus trabalhos para a 37ª edição do Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho, promovida pelo Sesc PR em parceria com a Prefeitura de Jacarezinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Salão 2
Serão aceitos trabalhos realizados entre 2018 e 2022, nas categorias Convencional (desenho, pintura, escultura, gravura e fotografia) e Não Convencional (objetivo, instalação, performance e videoarte). As inscrições serão realizadas em duas etapas: a primeira será por meio de formulário eletrônico (link: https://bit.ly/3dNxyRE) e, a segunda, consiste no envio das obras para o Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, instalado no Parque Universitário da UENP, na Avenida Marciano de Barro, 700, Bairro Estação – Jacarezinho, Paraná.
Orquestra
Atenção, Maringá. A Orquestra Filarmônica da Unicesumar (@orquestraunicesumar) apresentará seu concerto com temas de filmes, nos dias 22 e 24 de agosto, na Capela da Unicesumar (avenida Guedner, 1.610, campus sede Maringá). Entrada gratuita (retirar ingressos a partir das 19h).