Equipes da Guarda Civil Maringá, Fiscalização, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Instituto Ambiental de Maringá (IAM), Vigilância Sanitária e Secretaria da Fazenda (Sefaz), visitaram 17 tabacarias para verificar a legalidade do funcionamento e atividades exercidas.
A ação, de acordo com a prefeitura, busca promover a segurança para quem frequenta os comércios fiscalizados e garantir a regularidade legal e administrativa nos estabelecimentos. Dos 17 estabelecimentos visitados nos dois dias, três foram notificados, nove estavam fechados e um foi orientado sobre as atividades.
Em uma das tabacarias fiscalizadas as equipes apreenderam dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), também conhecidos como cigarros eletrônicos, vapers ou pods. Esses itens são proibidos no Brasil, de acordo com a Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa – RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009. Também foram encontradas irregularidades em relação à documentação dos estabelecimentos.
“A Prefeitura realiza atividades de fiscalização para garantir a regularidade dos comércios e se estão seguindo estritamente a observação legal de todos os parâmetros e diretrizes que devem cumprir”, explica o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli. De acordo com a administração, esse tipo de trabalho vai ser intensificado na cidade.
Fonte: O Dia na Cidade