O ano de 2022 é especial para quem curte cinema italiano. Dois ícones do western spaghetti ganharam seus respectivos documentários: “Sergio Leone – L’Italiano che inventò l’America” se debruça sobre a trajetória do diretor Sergio Leone (1929-1989); e “Ennio, o Maestro”, em memória do compositor Ennio Morricone (1928-2020).
Enquanto o primeiro não tem ainda previsão de chegar ao Brasil, o segundo estreia no circuito comercial no próximo dia 29 de setembro. Esta informação foi confirmada pela Bonfilm, produtora e distribuidora audiovisual baseada no Rio de Janeiro.
“Ennio, o Maestro” é um filme que Giuseppe Tornatore (de “Cinema Paradiso”) realizou sobre a vida e obra do incontornável Morricone, autor de temas musicais que definiram a trilha sonora do “faroeste à italiana” e se tornaram fundamentais em outros gêneros na TV e no cinema. Suas composições estão presentes em clássicos da Sétima Arte, indo de Leone a Quentin Tarantino.
Mas antes do circuito comercial, “Ennio, o Maestro” (Itália, 2021, 2h36) foi apresentado de maneira presencial em algumas cidades do Paraná durante o 8½ Festa do Cinema Italiano, entre julho e agosto de 2022. Aliás, o festival chegou a 20 cidades brasileiras alcançando cerca de 15 mil espectadores em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Porto Alegre, Vitória, Fortaleza, Natal, Belém, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Santos, Campinas, Goiânia, Niterói, Maringá e Búzios.
Grande parceiro do maestro e compositor, Tornatore reconta a história de Morricone desde a infância até a vida adulta, passando pelos anos de conservatório e, claro, por seus grandes filmes e prêmios, sem esquecer do Oscar: seis indicações e dois prêmios (Um honorário pela carreira em 2007 e outro pela trilha sonora de “Os Oito Odiados”, de Quentin Tarantino, em 2016).
“Mais que uma aula de cinema, é também uma aula de música, uma lição sobre a genialidade de Morricone, que criava para o cinema como quem desenhava a música em sua mente antes de escrevê-la ou gravá-la”, diz o material de divulgação.
Exibido no 78º Festival de Veneza, “Ennio, o Maestro” revela o compositor e maestro por meio de uma longa entrevista conduzida por Tornatore, além de depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns muito conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams e Hans Zimmer.
Trajetória
Um dos maiores nomes da música contemporânea, Ennio Morricone compôs mais de 500 trilhas sonoras para cinema e TV. Ousado, sempre fugiu do convencional e sempre propôs partituras e músicas que não fossem óbvias. Como resultado, ajudou a criar obras-primas do cinema como “Três Homens em Conflito”, “A Missão”, “Era Uma Vez na América”, “Os Intocáveis”, “Cinema Paradiso”, “A Balada de Sacco e Vanzetti”, entre outros.
Tulipa
Novidade musical nesta sexta-feira, 23 de setembro. A cantora e compositora Tulipa Ruiz lança “Habilidades Extraordinárias” em todas as plataformas digitais. É o seu novo álbum, com 11 composições inéditas. Ao longo da carreira, Tulipa tem “Efêmera” (2010), “Tudo Tanto” (2012), “Dancê” (2015) e “TU” (2017), todos produzidos por Gustavo Ruiz. Gravado no estúdio Brocal, o disco teve sua captação realizada de maneira analógica, conforme informações do jornal Folha de S.Paulo. E um detalhe: Tulipa encerrou a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), em 2019, com show bastante concorrido.
HQ
Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2022, haverá o Dia do Quadrinho Grátis no país. É uma data em que as lojas especializadas participantes do evento, espalhadas pelo país, distribuirão quadrinhos gratuitamente. O evento é inspirado no “Free Comic Book Day” americano e já está em sua quinta edição. No Brasil, a versão nacional está programada para ocorrer durante a Virada Nerd. Mais informações: https://devir.com.br/viradanerd/
Pretenders
Um dos maiores hits do The Pretenders, “Back on the Chain Gang”, completou neste mês 40 anos de história. Em 17 de setembro de 1982, a banda liderada pela vocalista/guitarrista Chrissie Hynde lançou esse single. No canal oficial do Pretenders no YouTube, é possível conferir um vídeo oficial remasterizado da faixa.
Prêmio
O 3º Prêmio Todavia de Não Ficção está com inscrições abertas. A premiação promovida pela editora que lhe dá nome propõe a produção de biografias e perfis biográficos que apresentem a narrativa de pessoas extraordinárias. “Histórias de personagens que seguem pautando – para o bem ou para o mal – nossa realidade e visão de mundo. Buscamos textos que combinem apuração rigorosa, relevância do personagem e escrita consistente. Histórias de vida que continuarão a marcar a nossa própria história”, diz a editora, em seu perfil oficial.
Prêmio
O prazo de inscrições do 3º Prêmio Todavia de Não Ficção termina apenas em 25 de abril de 2023. Confira o regulamento clicando AQUI.
Recorde
“Órfã 2: A Origem” é o filme mais visto da semana e bateu a marca de mais de um milhão de ingressos vendidos em apenas 5 dias em cartaz nos cinemas, segundo o Rentrak. Com isso, o Brasil já conquistou a marca de melhor desempenho mundial (público) para este título. “‘Órfã 2: A Origem’ é o maior filme independente de 2022 e essa é a sexta maior abertura de um filme no ano, um marco espetacular que comprova a nossa aposta. O filme ainda tem uma longa carreira pela frente e este 1 milhão é apenas o começo”, diz o diretor geral da Diamond Films Brasil e CEO da Galeria Distribuidora, Gabriel Gurman, via assessoria.
Recorde 2
O filme dirigido por William Brent Bell (“Boneco do Mal”) conta a história de Leena Klammer (Isabelle Fuhrman), paciente que orquestra uma brilhante fuga de uma clínica psiquiátrica da Estônia e foge para os Estados Unidos. Ao chegar no país, Leena assume a identidade “Esther”, a filha desaparecida de uma família rica. No entanto, sua nova vida traz algo inesperado e ela será confrontada por uma mulher (Julia Stiles) que fará o que for preciso para proteger sua família.