O curta-metragem “Silêncio Bruto” será exibido em Maringá, pela quinta vez. A nova sessão está programada para este domingo, 25 de setembro, às 15h, na Asumar (rua Pioneiro Luiz Fitz, 198, Jardim Paris III). Entrada grátis.
O filme produzido pela Dmitriland Films tem 13 minutos de duração e conta a história de Verônica (Karolina Halona), uma mulher surda que é passada para trás por dois vigaristas de uma garagem de Fuscas.
Contemplado no Edital Aniceto Matti 2020, com verba de incentivo à cultura, o projeto tem direção de João Gabriel Kowalski e João Gabriel Ferreira, que assim como a protagonista do curta, também é surdo. Na verdade, essa produção audiovisual tem a maior parte do elenco composto por atores e atrizes surdos.
O filme maringaense integrou a programação do 33ª Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, um dos maiores e mais prestigiados festivais da América Latina, realizado de 18 a 28 de agosto de 2022. Neste mês de setembro, “Silêncio Bruto” passou no Cine Bijou, em São Paulo, na mostra competitiva da 14ª edição do CineFantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico. E, no Festival Despertacular 2022 (voltado para multimodalidades em artes promovidas com artistas surdos e em Libras), conquistou o 2º lugar no Prêmio da Audiência.
“‘Silêncio Bruto’ conta com dois diretores: João Gabriel Ferreira, que trouxe toda a sua vivência e seu super poder de ser atencioso aos detalhes, e João Gabriel Kowalski, que se inspirou em histórias vividas por ele e pelo primo de sua esposa, para criar este projeto”, diz a página oficial do filme nas redes sociais.
Ficha técnica
“Silêncio Bruto”
Diretor: João Gabriel Ferreira, João Gabriel Kowalski
Roteiro: João Gabriel Kowalski, Gustavo Gerard
Produtor: João Gabriel Kowalski
Câmera: Rafael Szalai, Leandro Realista
Direção de Arte: Josy Champion
Trilha Sonora: João Parisi Filho
Direção de Som: João Parisi Filho
Edição: João Gabriel Kowalski
Edição de Som: João Parisi Filho
Elenco: Gustavo Gerard
*******Confira o teaser de “Silêncio Bruto”
Convite
Outra atração para quem curte filmes é o Convite ao Cinema, tradicional projeto maringaense com curadoria/coordenação de Paulo Campagnolo e realização da Secretaria de Cultura. Neste sábado, dia 24 de setembro, exibição de “Shadow Country” (República Tcheca/Eslováquia/2020 – 135min.), do diretor Bohdan Sláma. A sessão com entrada franca será às 20h, no auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura de Maringá), na avenida XV de Novembro, 701.
Convite 2
Confira a sinopse fornecida pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: baseado em fatos, o filme tem como pano de fundo o massacre que ocorreu na região de Vitorazsko, na fronteira entre a República Tcheca e a Áustria, durante a Segunda Guerra Mundial. Na trama, moradores de uma pequena cidade precisam conviver com vizinhos que foram responsáveis pelas mortes ocorridas nos anos 1930 e 1940. Será possível perdoar os habitantes que cometeram assassinatos? O que a vontade humana pode superar e qual é o valor da humildade e da esperança?
Clube
Se liga na data: próximo dia 1ª de outubro de 2022, tem Clube de Leitura Maringá. Em pauta, o livro “Caim”, do escritor português José Saramago. Nesta obra, o autor se volta aos primeiros livros da Bíblia, do Éden ao dilúvio, imprimindo ao Antigo Testamento a música e o humor refinado que marcam sua obra. Num itinerário heterodoxo, Saramago percorre cidades decadentes e estábulos, palácios de tiranos e campos de batalha, conforme o leitor acompanha uma guerra secular, e de certo modo involuntária, entre criador e criatura.
Prêmio
Na última quarta-feira, 21 de setembro, ocorreu a assinatura do Prêmio Aniceto Matti 2021, em Maringá. Segundo a Secretaria de Cultura, foram mais de 40 projetos contemplados, e um total de R$ 2.200.000,00 investidos em arte e cultura. Algumas das conquistas da premiação deste ano foram os valores ampliados, medidas de acessibilidade e pela primeira vez foi criado um item específico da categoria de audiovisual. “Mais uma ação de valorização da classe artística de Maringá. Um dia para ficar na memória de todos e de todas”, disse o secretário de cultura, Victor Simião, via site da Prefeitura.
Câmara Técnica
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, vai coordenar a Câmara Técnica da Cultura da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). A escolha ocorreu em reunião realizada na última terça-feira, 20 de setembro, e reuniu secretarias e representantes do setor cultural dos municípios da região. O objetivo da Câmara é estimular os debates entre os municípios a fim de criar ações culturais para a população. A informação é do site da Prefeitura.
Audiobook
Já está disponível nas plataformas Kobo e Play Livro o audiobook de “Avesso da Pele”, vencedor do Jabuti de 2021, com a narração do autor Jefferson Tenório. Ao longo de cinco horas, o romance narrado por Tenório conta a história do protagonista Pedro que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. A história vencedora do mais tradicional prêmio da literatura brasileira aborda pautas como identidade, complexas relações raciais, violência e negritude.
Audiobook 2
Segundo o autor, “narrar o próprio livro é uma outra experiência de leitura. Desde que lancei o ‘Avesso’, eu não havia mais lido meu romance. Revisitá-lo me aproximou mais de um leitor do que de um escritor. Ao narrar as coisas que escrevi em voz alta me deu mais consciência do que produzi, mais consciência das palavras e frases que usei. Algumas vezes, durante a leitura, me comovi porque apesar da ternura, o ‘avesso’ também é um livro dolorido. Foi uma experiência singular”, diz, via assessoria.