Importante para a cena urbana de Maringá, o projeto Batalha de Poesia está de volta com oficinas gratuitas de poesia, slam e performance. O objetivo é fortalecer a cultura dos slams e da poesia falada na nossa região, conforme anúncio da Secretaria de Cultura.
Nestes dias 18, 19 e 20 de outubro, tem a oficina “Poesia e Sociedade”, com Érica Paiva Rosa, do Paraná. Ela é produtora cultural, professora de literatura, toca o Slam Pé Vermelho e organizou o livro “Poesia é o Conselho”.
Conteúdo da atividade:
– Poema, poesia e linguagem poética
– Poesia marginal
– O slam e a poesia das ruas
– Figuras de linguagem
– Níveis do texto: som, palavra, significado e design
– Intertextualidade: citação e colagem
– A poesia como meio de representação social
A oficina será ministrada em dois horários à escolha do público: das 13h30 às 17h30; ou das 19h às 23h.
Oficina 2
Em 25, 26 e 27 de outubro, a atração é “Criação Poética”, com Jéssica Campos, de São Paulo. Ela é educadora do Cursinho Popular Carolina de Jesus, organizadora do Sarau do Capão, professora do Projeto Vida Corrida, escritora, poeta e autora dos livros “Marginalizando o Amor” e “Transcrevendo a Marginalidade”. O público pode escolher duas opções de horário: das 13h30 às 17h30; ou das 19h às 23h.
Conteúdo da atividade:
– Origem do slam poetry
– Cultura do slam no Brasil
– Regras do slam
– Tipos de slams
– Como organizar um slam
– Práticas de escrita criativa
Oficina 3
E, nos dias 1º, 3 e 4 novembro, rola “Corpo e poesia”, com Lucas Afonso, de São Paulo. Ele é MC, autor do livro “A Última Folha do Caderno”, musicoterapeuta, ator, fundador do Slam da Ponta, Campeão do Slam Brasil e representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesia (FR). Oficina em dois horários para escolha: das 13h30 às 17h30; ou das 19h às 23h.
Conteúdo da atividade:
– O corpo enquanto linguagem;
– A expressão da voz;
– Interação com o público;
– O papel do poeta na atualidade;
– Práticas de criação performática.
Slam
“E claro! O projeto termina com um grande SLAM! Uma batalha de poesia falada para compartilhar as produções das oficinas”, diz a Secretaria de Cultura, por meio de suas redes sociais.
Inscrição
A inscrição nas oficinas da Batalha de Poesia pode ser feita gratuitamente pelo link no perfil @batalhadepoesia. É um projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná.
Blindagem
Nome histórico do rock no Paraná, tendo sido fundado ao final dos anos de 1970, a banda Blindagem lançará nesta quarta-feira, 19 de outubro, uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria. O objetivo é tirar do papel o projeto “Ainda mais verde”, que consiste em remasterizar e relançar em vinil o álbum “Blindagem” (1981), apelidado de “Até Mais Verde” ou “Verdura”.
Blindagem 2
A banda sediada em Curitiba anunciou também o show “Ainda Mais Verde” no icônico Teatro Guaíra, para o dia 6 de novembro (domingo), às 19 horas. “Vamos tocar o primeiro álbum na íntegra, com as músicas em sequência e no arranjo original. Em seguida, vamos cantar com vocês outras canções memoráveis da nossa discografia”, diz a Blindagem, por meio de suas redes sociais.
Blindagem 3
Em junho de 2022, Willian Vox assumiu os vocais da banda, juntando-se aos veteranos Paulo Teixeira (guitarra), Alberto Rodriguez (guitarra), Paulo Juk (baixo) e Rubén “Pato” Romero (bateria).
Flim
Em contagem regressiva para a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) de 2022. O evento está programado para ocorrer de 2 a 6 de novembro, no Centro de Ação Cultural (CAC) e na Praça Renato Celidônio. Literatura, exposições, apresentações artísticas e diversas outras atividades culturais fazem parte da programação do evento. A Flim, que envolve escritores, artistas e empreendedores, será totalmente presencial após dois anos de atividades remotas ou híbridas devido à pandemia. Em breve, a Prefeitura deve anunciar os nomes e atrações da edição deste ano.
Cartunistas
Com lançamento programado para este mês de outubro, o livro “Flores em Vida – Solda & Marchesini” (capa dura – 25x25cm, R$ 30) traz diversas ilustrações que fizeram parte da história do cartum brasileiro, experiências gráficas e digitais dos artistas Luiz Antonio Solda e Cesar Marchesini conta também com as apresentações feitas pelo poeta Roberto Prado e a diagramação do artista plástico Guinski. A edição é uma iniciativa do programa radiofônico “Radiocaos”.
Cartunistas 2
O projeto, que é idealizado pela dupla de produtores do “Radiocaos”, Rodrigo Barros e Samuel Lago, é o primeiro de uma série de livros. Com o patrocínio da Uninter e SSTP Investimentos Ltda, a iniciativa é realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba.
Cartunistas 3
O lançamento do inédito “Flores em Vida – Solda & Marchesini” será próximo dia 25, às 18h, em uma noite de autógrafos na Biblioteca Pública do Paraná (rua Cândido Lopes, 133 – Centro), em Curitiba.