Antropomorfismo são sistemas dos que atribuem a Deus ações ou faculdades humanas. (Do gr.anthropos+ morphe) segundo C. de Figueiredo.
O que significa dar forma humana, ou seja, semelhante ao homem a animais. Assim como os macacos: chipanzé, gorila e orangotango. Hoje em dia poderíamos dizer que os animais mais próximos dos humanos seriam os cães e gatos, e por isso muitas vezes atribuímos a eles características humanas.
Segundo algumas pessoas comuns do nosso dia a dia costumam dizer que deveríamos aprender mais com os animais, eles nos dão lições de amor, compartilhamento e fidelidade o tempo todo. Se o homem observasse o comportamento de alguns deles seriam menos egoístas, menos irracionais e com certeza mais felizes.
O amor animal nos dá várias lições, como o perdão; mesmo eles sendo vítimas de maus-tratos, são capazes de perdoar e ensinar uma grande lição da vida que se resume no amor puro e verdadeiro.
Na vida não basta apenas viver, é necessário olhar com empatia a tudo o que acontece ao redor. Ensinamos nossos filhos desde cedo a respeitar as diferenças individuais e solidariedade. Mostramos também, as diferenças nos pontos de vista, da forma de ser e comportar-se, para uma formação positiva do caráter.
O exercício da empatia no reino animal, acontece de maneira surpreendente. Dependendo da espécie, o convívio é saudável e solidário entre eles e também no relacionamento com os humanos.
Os cães, por exemplo, têm valiosas lições de amizade e respeito. Eles correm com alegria para nos cumprimentar quando chegamos em casa, adoram passear conosco e demonstrar sua lealdade. Podem ficar perto em silêncio, quando alguém estiver triste ou nervoso, só para mostrar que estão ali para oferecer conforto e apoio. O cão é parceiro e não abandona seu dono por nada. Além da alegria de expressar seus sentimentos, eles nos fazem pessoas melhores para nós e para o próximo. Vemos essa confirmação quando a ciência usa da presença deles para a cura de alguns transtornos.
Eles também adoram fazer “amizade” com outras espécies, como gatos, lagartos, cavalos, galinhas, vacas e até sapos. Eles são prestativos e até pulam no lago para salvar, quem está em perigo, e em outras situações. É um animal corajoso, amoroso e destemido.
Quem ama os animais, tem geralmente a tendência de amar o próximo, com um amor puro e incondicional. O mundo animal nos dá várias lições e uma delas é enfrentar sempre o adversário de cabeça erguida, mesmo que ele pareça ameaçador.
Eles nos dão lições de superação o tempo todo. A ciência nos dá vários exemplos, terapias são desenvolvidas, estudadas e comprovadas. Eles são dóceis, companheiros fiéis, não julgam não sentem raiva, não são mesquinhos, nem são preconceituosos. Amam os seus donos. A pessoa que maltrata um animal não tem amor no coração.
Existem bichos que adotam animais de outras espécies, por puro amor e carinho. Cuidam como se fosse seus, nos dando lições de vida que nos fascinam.
A amizade entre espécies diferentes intrigam até os cientista. Os leões por exemplo são seres especiais, corajoso, destemidos e focados. Aprendemos com eles a ser mais autoconfiante, menos covardes e mais ativo, são conhecidos como os reis da floresta, possuem empatia no olhar e mansidão da alma.
As lições são muitas que eles nos passam. Entre os elefantes por exemplo, a fêmea mais velha da manada é a líder matriarcal, elas não precisam lutar para ter a posição de liderança, entendem que é experiente e por isso merece a liderança.
Os chimpamzés são bons na resolução de conflitos, consolam os membros enlutados, são bons em reconhecer o sofrimento do outro e assim dar conforto.
Os gatos demonstram bravura e cuidado com o seu dono. Muitas vezes s]ao tidos como medrosos, sossegados e individualistas, mas não é bem assim.
Sentimentos positivos como a gentileza o amor e a compaixão, servem como atídoto contra a tristeza e também melhoram o sistema imunológico dos seres humanos.