A superintendente de cultura do Paraná, Luciana Casagrande, repassou nesta quinta-feira, 17 de novembro, ao governador do Paraná, Ratinho Junior, documentos de entidades pedindo a criação da Secretaria de Cultura do Paraná.
Na verdade, trata-se de dois ofícios: um em nome da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá; outro, em nome da Câmara Técnica de Cultura da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), que representa 30 municípios. As informações são do secretário municipal de Cultura da Cidade Canção, Victor Simião, que as divulgou nas redes sociais.
“Ao longo dos últimos dias, junto a gestores e gestoras de cultura do Paraná, articulamos um pedido formal ao governador Ratinho Junior: a criação da Secretaria de Cultura do Paraná”, diz Simião, que também é coordenador da Câmara Técnica de Cultura da Amusep.
O secretário destaca que conta com o apoio do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e do presidente da Amusep e prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla.
Segundo informações do governo estadual, o pedido foi entregue e será analisado. “Mas não há nenhuma posição nesse momento”.
Hoje, no Paraná, a Superintendência de Cultura é subordinada à Secretaria da Comunicação Social.