A Secretaria de Cultura do Paraná pode retornar em 2023, no segundo mandato do governador Ratinho Junior.
Segundo a Ag. Estadual de Notícias (AEN), nesta segunda-feira, 21 de novembro, o governo estadual encaminhou para a Assembleia Legislativa uma mensagem de lei propondo a reorganização da estrutura administrativa do Estado para a gestão de 2023-2026. O objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão e a eficiência da máquina pública. Serão criadas nove secretarias, desmembradas a partir da estrutura atual, e cargos equivalentes para o gerenciamento das novas políticas públicas.
“A mudança tem como foco valorizar áreas que estão cada vez mais em evidência na sociedade e prepara o Paraná para enfrentar os desafios dos próximos anos em alguns segmentos, principalmente olhando para um passado recente com as crises hídrica e na saúde (pandemia). Com as alterações, o objetivo é continuar as políticas de investimento público nos municípios, de proteção ao meio ambiente e de geração de emprego e renda que fizeram o Estado ter a quarta maior economia e o título de mais sustentável do País”, diz a AEN.
Uma das novidades é a volta da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), “que atende uma demanda do setor e facilitará a obtenção de recursos junto ao governo federal, além do contato com as prefeituras”, diz o texto.
O objetivo também é potencializar a Agência do Trabalhador da Cultura, a plataforma Paraná Cultura, a descentralização de museus e dos corpos artísticos do Teatro Guaíra e programas como Cinema na Praça e Teatro para Crianças. Com novos editais e políticas mais modernas, o Estado quer ampliar os investimentos nos seus espaços culturais, na formação de plateia e na divulgação de talentos do teatro, música, cinema, dança, circo, literatura, artes visuais, e as mais diversas formas de expressão da sociedade.
Na nova reforma, a Biblioteca Pública do Paraná passará a ser uma Diretoria dentro da Secretaria de Cultura.
Pedido
No dia 17 de novembro, a superintendente de cultura do Paraná, Luciana Casagrande, repassou ao governador do Paraná, Ratinho Junior, documentos de entidades pedindo a criação da Secretaria de Cultura do Paraná. Na verdade, trata-se de dois ofícios: um em nome da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá; outro, em nome da Câmara Técnica de Cultura da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), que representa 30 municípios. As informações são do secretário municipal de Cultura da Cidade Canção, Victor Simião, que as divulgou nas redes sociais.
Trabalhadores
Trabalhadores da cultura que desejam se dedicar à área técnica, têm a oportunidade de se profissionalizar com o curso gratuito de Instalações Elétricas, do Programa Qualifica Paraná. Parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), o Qualifica Paraná oferece 420 vagas em diversos cursos profissionalizantes gratuitos. Quem optar por Instalações elétricas vai se especializar em comandos elétricos, eletricidade básica residencial e eletricidade industrial. Informações AQUI