Da Agências
Nesta terça-feira (13), a Copa do Mundo irá conhecer o seu primeiro finalista. Argentina e Croácia se enfrentam pela semifinal do Mundial, às 16h (horário de Brasília), no Lusail Stadium. Quem conseguir a classificação irá enfrentar o vencedor de França x Marrocos na grande final.
O jogo que poderia ser o super clássico das Américas em uma semifinal de Copa do Mundo não terá o Brasil, que foi eliminado nos pênaltis para a Croácia. Dessa forma, os argentinos terão que superar o atual vice-campeão da Copa do Mundo, comandados por Modric e companhia, a fim de chegar à decisão.
Apesar do favoritismo da Argentina, não é bom subestimar os croatas. Com um dos melhores trios de meio-campistas do mundo, formado por Brozovic, Kovacic e Modric, a Croácia passou por um grupo que ainda contava com a Bélgica, Canadá, e o Marrocos, grande surpresa desta Copa do Mundo.
Mas a Argentina conta com Lionel Messi, que vive grande fase, para disputar mais uma final. Vice em 2014, no Brasil, para a Alemanha, esta é a última chance de um dos maiores jogadores da história do futebol conseguir seu título mundial. Isso porque Messi, aos 35 anos, já admitiu publicamente que esta é sua última Copa. Quatro Copas do Mundo, finalista pela Croácia e vencedor do prêmio de craque do torneio.
Também camisa 10, na Croácia, Modric, de 37 anos, igualmente faz seu último Mundial. O craque estreou em Copas em 2006, com apenas 21 anos, na Alemanha. A Croácia voltou ao torneio em 2014, visto que não conseguiu se classificar para a edição da África do Sul.
No Brasil, os croatas ficaram no mesmo grupo da Seleção Brasileira, e perderam por 3 a 1 na abertura do torneio. Com uma vitória e duas derrotas, a Croácia foi eliminada ainda na fase de grupos.
Eliminada precocemente na edição anterior, a Croácia chegou na Copa do Mundo de 2018 sem pretensões. No entanto, a equipe de Luka Modric passou em primeiro lugar no Grupo D com 100% de aproveitamento e surpreendeu os torcedores.
Os europeus mostraram que poderiam brigar pela taça já na segunda rodada, quando venceram a Argentina de Lionel Messi por 3 a 0. Inspirado, Modric marcou um golaço.
O mata-mata foi sofrido, com a equipe croata jogando a prorrogação nos três jogos que antecederam a final. Porém, com vitórias nas penalidades – duas vezes – e no tempo extra, na semifinal, Modric levou o país até a decisão.
Mesmo com a derrota por 4 a 2 para a França, Modric e seus companheiros foram reverenciados pela população de seu país. As grandes atuações do craque o levaram a receber o prêmio de melhor jogador do torneio.
Prováveis escalações – Argentina: Martínez; Montiel, Otamendi, Lisandro Martínez e Acuña; Enzo Fernández, De Paul e Mac Allister; Di María, Messi e Julián Álvarez.
Croácia – Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Kovacic e Modric; Pasalic, Perisic e Kramaric.