O Coletivo Yalodê-Badá promove no próximo sábado, 17 de dezembro, a partir de 15h, seu Sarau em Maringá. Segundo informações oficiais, objetivo é promover “a união da juventude negra e aliades em torno da celebração e resistência negra”.
“Não tivemos o Festival Afro-brasileiro de Maringá este ano, um dos poucos espaços existentes para fomentar nossa arte e cultura na região. Então, decidimos fazer de modo independente um Sarau para celebrar nossas forças, visibilizar nossos trabalhos e organizar nossa indignação diante do racismo que não somente nos subestima no campo das artes, mas que também dificulta o nosso acesso a amplos direitos sociais e políticos”, diz o texto publicado nas redes sociais.
Assim, o Sarau do Yalodê Badá está programado para dia 17 de dezembro, a partir das 15h, na Casa Luanda (travessa Liberdade, 245). A programação inclui arte, afeto, acolhida e alegria, com literatura, feira Ebó Dengo e comidas tradicionais. “A entrada será gratuita e toda arrecadação de bar e comedoria será revertida para uma família negra que precisa do nosso apoio”, informa o Coletivo.
Atrações
Entre as atrações confirmadas ao Sarau, estão a DJ Donnatomma, antropóloga, ativista antirracista, educadora social e pesquisadora das relações raciais; o maringaense DJ GABBEX; o poeta e professor Bruno Barra; a professora doutora Maju, que é formada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Vivian Thomáz, psicóloga formada e mestranda pela UEM; e Drika, professora de filosofia, formada na UEM, sarandiense, filha de Ivanilde, neta de Dona Julia, tia de Laura.
Globo
A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood divulgou nesta segunda-feira, 12 de dezembro, os indicados para a edição 2023 do Globo de Ouro. Entre os filmes, o destaque foi “Os Banshees de Inisherin” com oito indicações, seguido de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, com seis. Já nos prêmios para TV, a sitcom “Abbott Elementary”, da Star+, lidera disputando em cinco categorias. HBO e Netflix empataram entre as distribuidoras, com 14 indicações cada. Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de janeiro, numa cerimônia que voltará a ser transmitida ao vivo na TV aberta. A informação é do site g1.
Cinema
O cineasta Bruno Barreto (de “Dona Flor e seus dois maridos” e “Flores raras”) e a produtora de cinema Paula Barreto visitaram recentemente Curitiba (PR). Segundo a superintendente-geral de Cultura do Estado, Luciana Casagrande Pereira, por meio de suas redes sociais, era uma visita técnica para estudar locações e uma agenda oficial com o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “A boa notícia é que Bruno deve rodar um longa aqui na cidade em maio de 2023 com a atriz Larissa Manoela (pequeno spoiler!). Visitamos especialmente o Teatro Guaíra e os estúdios da TV Paraná Educativa”, diz Casagrande, em seu perfil no Instagram.
Rock
Com seus pouco mais de 41 mil habitantes, a cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, se prepara para a edição 2023 do Rock na Roça Festival. São mais de 40 atrações em dois palcos, divididas em quatro dias: de 20 a 23 de abril. Confira uma parte do line up: Velhas Virgens, Detonautas, Beto Bruno (Cachorro Grande), Terra Celta, Kadu Lambach (primeiro guitarrista da Legião Urbana), Tiregrito, Pedra Letícia, entre outros. Também haverá encontro de motos e carros antigos. Ingressos: https://www.ingressonacional.com.br/evento/22393/rock-na-roca-festival–passaporte