O Trio Aquarius se apresenta neste sábado, 25, na Sala Joubert de Carvalho, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) de Maringá, às 19h. No programa, obras de Dvorák, Gnattali, Villani-Cortês e Edino Krieger.
O concerto abre a temporada 2023 da Série Piano em Cena, edição música de câmara. O projeto é produzido com verba de incentivo à cultura Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020 – Prêmio Aniceto Matti/PMM.
Composto por músicos de excelência – Ricardo Santoro (violoncelo), Flávio Augusto (piano) e Ricardo Amado (violino) -, o Trio é um dos grupos de câmara mais disputados, tendo já se apresentado em palcos de várias cidades brasileiras, como Sala Cecília Meireles (RJ), Fundação Maria Luísa e Oscar Americano (SP), Cidade das Artes (RJ), e Casa Museu Eva Klabin (RJ).
A entrada é franca para a apresentação deste sábado. Mas a recomendação é chegar ao local do concerto com no mínimo meia hora de antecedência (às 18h30). Os lugares serão ocupados por ordem de chegada, por isso chegue com antecedência e garanta seu lugar.
Biblioart
O projeto Biblioart pretende levar a literatura e a arte a bairros e distritos de Maringá, das 8h às 19h, de 23 de fevereiro a 14 de março. Consiste na contação de histórias com duração de 20 minutos cada sessão. Segundo a Secretaria de Cultura (Semuc), é uma biblioteca móvel com livros infantis, juvenis e adultos, dando destaque a autores nacionais, que compõem cerca de 80% das obras. Além de uma sala para ações lúdicas, com capacidade de trinta pessoas, onde serão realizadas contações de histórias pelo grupo Cia Palco Sobre Lona. Essa sala terá projeção em 360º por meio de painéis de led de alta definição, simulando um cenário digital, conduzindo assim o espectador/leitor ao universo lúdico imerso na história.
Biblioart 2
O projeto é totalmente gratuito e oferece a escolas locais e a comunidade uma ótima opção de lazer e cultura, incentivando a leitura e motivando a formação de novos leitores, por meio das tendências tecnológicas da contemporaneidade.
Carnaval
Nesta sexta-feira, 24, a Prefeitura de Maringá, por meio do Provopar, realizou o repasse dos alimentos arrecadados com os ingressos do Carnaval para 22 entidades assistenciais. Mais de 22 toneladas de alimentos foram doadas pelos foliões. “É uma alegria muito grande contribuir com os artistas locais, com a cultura popular brasileira e também com as entidades assistenciais, por meio da distribuição desses alimentos arrecadados no Carnaval. Depois de dois anos, retomamos este evento de forma grandiosa e mostramos que é possível realizar um Carnaval organizado e com ótimos resultados”, disse o secretário de Cultura, Victor Simião, via Secom.
Carnaval 2
Cerca de 22 mil foliões curtiram o Carnaval de Maringá 2023. Foram cerca de 20 mil pessoas no sábado, 18, e domingo, 19, na Vila Olímpica, e 2 mil na terça-feira, 21, no Bailinho Infantil, no Parque do Japão. Para participar da festa, cada folião doou um kg de alimento não perecível.
Entidades
Confira as entidades que receberam o repasse:
1. Associação de Moradores Jardim Oriental
2. Associação de Moradores Jardim Sumaré
3. Centro Missionário Torre de Davi
4. Amaras – Recanto Mundo Jovem
5. Missão Vencer é Possível
6. Igreja Batista Renovada
7. Unidos Amor de Cristo
8. SENDAS – Instituto de Integração de Migrantes e Refugiados
9. Família Sopão
10. Instituto Amigos Solidários
11. Projeto Gerassol
12. AMAR – Associação Maringaense de Apoio Reumático
13. Projeto Cozinha Solidária
14. Associação Porto Seguro
15. Igreja Luz da Verdade
16. Asumar – Associação dos Surdos de Maringá
17. Lar Escola Bom Samaritano
18. Casa de Apoio Filemom
19. Projeto Pescadores de Vida
20. Associação de Moradores Parque das Palmeiras
21. Projeto Dorca
22. Sistema de Apoio à Saúde São Rafael