O projeto Maringá Histórica inicia, neste mês de março, a produção de mais um documentário. Trata-se de “Paixão Esquecida – A história do futebol profissional de Maringá”, com roteiro e direção de Miguel Fernando, que é pesquisador, escritor (“Sala dos Suplícios”, entre outros) e ex-secretário de Cultura do município.
“Vamos relembrar as maiores conquistas dos times profissionais da cidade a partir de um acervo de vídeos inéditos. Segura que a emoção será grande!”, diz o post nas redes sociais.
O filme é uma realização do Maringá Histórica, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, união e reconstrução, com captação via Lei Federal de Incentivo à Cultura; patrocínio: Fortgreen, Totalmix, FA Maringá, Dicomp e Masterprint, coprodução Cosmos Filmes; apoio: Museu Esportivo de Maringá.
Já no próximo 3 de maio, estreia o doc em média-metragem “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, com roteiro e direção de Miguel Fernando. A exibição será no Cineflix do Maringá Park, às 20h. A entrada é gratuita, mas você precisa reservar seu convite (AQUI).
Após quase um ano de pesquisa, as filmagens e entrevistas foram realizadas nas cidades de Maringá, Rolândia, São Paulo e também na Europa, em Mutzig e Estrasburgo (França), Londres (Inglaterra), Stuttgart, Munique e Metten (Alemanha) o que garantiu, além de belas imagens, a revelação de informações pouco conhecidas sobre a vida do controverso e emblemático padre alemão Emil Clemens Scherer, que aqui ficou conhecido como Emílio Clemente Scherer.
Scherer chegou ao Brasil em 1938 e aqui fez construir a primeira capela, chamada São Bonifácio, localizada no atual Conjunto Cidade Alta. Foi o primeiro padre de Maringá e, anos depois, também liderou a construção da Capela Santa Cruz. Atualmente, as duas capelas são tombadas como patrimônios históricos do Estado.
Ficha técnica
“Scherer: do nazismo à terra vermelha”
Produção: Maringá Histórica
Co-produção: Cosmos Filmes
Imagens: Maycon Quiozini, Felipe Cosmos e Miguel Fernando
Direção de Fotografia, Still e Making Of: Lírica Aragão
Pesquisa: Miguel Fernando, Rogério Recco e Marco Antonio Deprá
Trilha Sonora Original: Stone Ferrari
Produtor Executivo e Roteirista Auxiliar: Eliton Oliveira
Identidade visual: Walther Thomé Jr / Sol Propaganda
Assessoria de imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Direção Geral, Roteiro e Apresentação: Miguel Fernando
Teatro
O projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro (PEPT), vinculado ao curso de Artes Cênicas/licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), prorrogou as inscrições até o dia 22 de março para os cursos de Iniciação Teatral, que são oferecidos de forma gratuita semestralmente. As inscrições podem ser feitas de forma presencial, na secretaria do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC), localizada no Bloco 8 da UEM, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h; e de forma on-line acessando o formulário de inscrição (AQUI). As informações são de Assessoria.
Teatro 2
As aulas são ministradas por estudantes de Artes Cênicas da UEM, sob a orientação de docentes do curso, e ocorrem no câmpus sede da UEM – Bloco O-08. Vale lembrar que as aulas começam no dia 1 de março. Ao todo, serão 32 horas de oficina para certificação. Os cursos visam desenvolver o potencial criador na linguagem do teatro por meio de espaços de experimentação cênica, tendo como foco a instrumentalização e sensibilização do participante para as demandas da criação teatral. Não é preciso ter experiência prévia com teatro para participar.
Arbex
O livro-reportagem “Todo dia a mesma noite” (Intrínseca), da jornalista e escritora Daniela Arbex, estreou na última edição da Lista Nielsen PublishNews de Não Ficção, divulgada na última quarta-feira (8). A obra ocupa o 20º lugar da categoria. Para quem não sabe, é o material que inspirou uma série da Netflix.
Oficinas
O Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), em Maringá, tem vagas para as oficinas de “Customização” e “Desenho de Moda”. As inscrições são presenciais no CAC, que fica na av. XV de Novembro, 514 – Zona 01.
– Customização: A oficina de customização promove a reutilização de peças já esquecidas em seu guarda-roupa por meio de DIY (faça você mesmo). É uma proposta sustentável que trabalha criatividade e técnicas de costura manuel, bordado, tingimento, entre outras experimentações
Segunda-feira 13h30 às 15h00 – 15 a 18 anos (7 vagas)
Segunda-feira 15h30 às 17h00 – 15 a 18 anos (8 vagas)
Terça-feira 8h30 às 10h00 – 15 a 18 anos (10 vagas)
– Desenho de Moda: Introdução de recursos e das técnicas para o desenho direcionado para a produção do vestuário e da moda como forma de capacitar pessoas para o desenvolvimento de potencial criativo que poderá vira ser a base para seu ingresso em cursos tecnicos e profissionalizantes.
Quinta-feira 8h30 às 10h30 – 10 a 12 anos (5 vagas)
Quinta-feira 13h30 às 15h00 – 13 a 15 anos (7 vagas)
Quinta-feira 15h30 às 17h00 – 15 a 18 anos (5 vagas)