IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Notícias Região
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Esportes
    • No Pé Delas
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz Do Esporte
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

ExpoApras: futuro dos supermercados será moldado pelo consumidor

Por Redação 2 O Maringá
17 de abril de 2023
ExpoApras

Foto: Tecnologia na Feira Apras

Houve um tempo em que era simples e fácil atrair, conquistar e reter o cliente. Era uma época com poucas opções de marcas e canais, o que limitava o consumidor a comprar os produtos nas lojas que existiam. Hoje, diante de um ambiente globalizado, com mais acesso e mais produtos à disposição, tudo ficou mais complexo. Atenta a esse cenário, a ExpoApras 2023 reunirá supermercadistas de todo o Brasil e palestrantes de renome para debater sobre o futuro do varejo.

Segundo o presidente da Apras, Carlos Beal, o desafio dos varejistas é entender as necessidades do consumidor para definir as estratégias do negócio. “Hoje, o consumidor é multicanal e quer escolher como e onde comprar. Cabe aos supermercadistas se adaptarem ao novo perfil de compra e se anteciparem aos possíveis cenários do futuro.”

Um dos palestrantes principais do evento, Arthur Igreja, abordará o tema “Transformação digital, o novo consumidor”, no dia 20 de abril, às 13h30. Para ele, o varejo está cada vez mais integrado e já estamos passando pela fase em que, aparentemente, tudo seria dominado pelo digital. “Mesmo sendo absolutamente essencial, ele não é tudo. Essa visão holística do varejo é fundamental, a busca por integração dos canais, ou seja, a genuína ominicanalidade.”

Ele acrescenta que o consumidor do futuro vem numa trajetória de muita ansiedade, de necessidade e demanda por velocidade. Ele busca conexões mais profundas com as marcas, tenta entender a história daquela empresa, o que ela faz de diferente e se isso bate com os seus valores pessoais. Mas é um consumidor que tem uma quantidade de informação que é cada vez maior, o que o torna mais exigente. “Muitas empresas ainda não entenderam esse novo perfil, de um consumidor que consegue muito facilmente trocar a opção prioritária. Por isso, é essencial se ter um senso absoluto de excelência, pois, em um deslize, esse consumidor pode ser perdido. É um desafio muito maior para a fidelização”, destaca.

Foto de Tecnologia na Feira Apras
Foto: Presidente da Apras, Carlos Beal

Com esse perfil mais exigente, o consumidor passou a ocupar o centro das tomadas de decisão dos varejistas. E, após um período de pandemia em que os empresários acabaram ficando na defensiva, 2022 foi o ano do varejo apostar na retomada, de investir em novas lojas, reformar as antigas e de buscar ferramentas para conhecer mais o seu cliente. Para Tiago Nascimento, diretor comercial da RP Info, uma das expositoras da ExpoApras, mais do que relatórios superficiais, os varejistas querem cruzar dados e olhar para o consumidor, por isso, o software virou o coração da evolução do varejo.

Porém, mesmo com toda a tecnologia disponível, nada substituirá o potencial humano. O especialista em varejo e CEO da Unitrier Assessoria em Varejo e Unexx Retail Tech, Lauro Bueno, afirma que a Inteligência Artificial tem sido uma verdadeira aliada dos supermercados para identificar e mapear o perfil do cliente. “Assim, os varejistas conseguem criar um histórico na base do CRM para tomar decisões mais assertivas e pensadas especialmente para o perfil do seu cliente. Mas vale destacar que apesar de as ferramentas realizarem um trabalho importante, é essencial a presença de um profissional com capacidade analítica para fazer a leitura dos dados e analisar as sugestões que a tecnologia oferece.”

ExpoApras tecnológica

A ExpoApras terá um supermercado tecnológico montado dentro do estande da RP Info. Denominado de HIPELAB, o espaço reunirá as principais soluções e novidades para o varejo, entre elas, o Carrinho Inteligente da Nextop, que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, tudo feito pelo próprio cliente.

Outra inovação presente no estande é o Cupom Verde, uma solução digital que substitui o cupom em papel. Além de ser sustentável, a novidade também oferece praticidade e segurança ao consumidor, já que o arquivo eletrônico tem validade documental para trocas, devoluções e garantias.

O Espaço foi idealizado para apresentar o HIPELAB, um instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do HIPE Innovation Center – o único ecossistema de inovação que fomenta e investe em todo o ciclo empreendedor para o varejo, localizado em Curitiba, no coração do Vale do Pinhão.

Entre as soluções que nasceram no HIPE e que também estará presente na ExpoApras, está a Delphos – uma startup de Business Inteligence revolucionária e com capacidade de análise de dados muito rápida, que roda exclusivamente no Flex da RP Info. A tecnologia extrai os dados do próprio sistema ERP de forma online e oferece a liberdade para o usuário criar relatórios customizados, mesmo sem conhecimentos em TI ou programação.

O sócio e diretor comercial da Delphos, Hernandes Machado, explica que quando o cliente escolhe um produto, na verdade, está escolhendo atributos, como a cor, o sabor e a fragrância. “O software capta esses atributos e a preferência do cliente. Assim, quando o cliente faz uma escolha, o software processa isso e informa o varejista sobre a preferência do consumidor. Com essa informação, cada negócio terá a possibilidade de sugerir compra de produtos específicos e adotar estratégias de acordo com o perfil do consumidor”, completa Machado.

Sobre a ExpoApras

A ExpoApras acontece de 18 a 20 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). O evento é considerado um dos maiores e mais renomados do segmento supermercadista brasileiro e reúne mais de 300 marcas expositoras com os principais lançamentos, tecnologias, serviços e soluções para o varejo.

Dados do setor

 O setor supermercadista paranaense recebe por dia 2,7 milhões de clientes em quase 5 mil lojas, gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos e registrou faturamento de R$ 60 bilhões em 2021 – 9,9% do faturamento do segmento no Brasil.

Tags: Carlos BealExpoAprasExpoApras tecnológicaHIPELABsetor supermercadistasetor supermercadista paranaense

IMPRESSO

Outros Posts

Crédito: Sanepar
Geral

Temporal provoca falta de energia e afeta abastecimento de água em quase 50 cidades no Paraná

22 de setembro de 2025
Paulo Henriques Britto é empossado como novo membro da Academia Brasileira de Letras
Geral

Escritor Paulo Henriques Britto é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras

14 de setembro de 2025
Depois de 50 anos, autoridades argentinas identificam o corpo de Tenório Júnior, pianista brasileiro morto pelo regime militar em Buenos Aires
Geral

Depois de 50 anos, identificado o corpo de Tenório Júnior, pianista assassinado na Argentina

13 de setembro de 2025
Lupicínio Rodrigues e Pixinguinha agora são patronos da Música Popular Brasileira
Geral

Lula assina Lei que torna Pixinguinha e Lupicínio Rodrigues patronos da MPB

13 de setembro de 2025
Geral

Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes

7 de setembro de 2025
277 cidades paranaenses tiveram saldo positivo nas contrações no mês passado
Geral

Polícia usa gás lacrimogêneo para despejar ocupantes de prédio no Rio 

7 de setembro de 2025
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2025 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz do Esporte
  • Geral
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Jornal Impresso
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2024 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.