A Cia Experimental de Dança (CED) promove em Maringá a oficina de dança contemporânea ministrada pelo bailarino Aguinaldo de Souza. Ele virá de Londrina para essa atividade, que é parte do novo projeto da CED.
Ele é ator, performer, diretor de espetáculos e professor de letras e artes. Atua como professor do Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 2003. Dançou profissionalmente pelo Ballet de Londrina de 2001 a 2008. Dirigiu projetos de pesquisa teatral pelo PROMIC. Trabalhou nos festivais de Goiânia/GO, Tupã/SP; Araçatuba/SP; Limeira/ SP; Joinville/SC e Sumaré/SP e Londrina/PR.
Souza foi diretor da Cia do Santo entre 2009 e 2013. Também dirigiu a Cia L2 de 2012 a 2017. E hoje integra, desde 2018, a Cia do Terno de dança teatro, além de coordenar o projeto de pesquisa: O corpo pós-moderno: aplicações extra cotidianas, desde 2008.
Na etapa 1, a oficina abordará exercícios técnicos de alongamento e fortalecimento; exercícios de descondicionamento de lógicas cotidianas de movimento corporal. Ocupação do espaço, jogos formais. Paradoxos, crises, redimensionamento dos hábitos de movimento e relação.
Etapa 2, exercícios técnicos de ritmo e qualidades de movimento; princípios artísticos que buscam a expansão da percepção de si e do grupo, e a ampliação de estados corporais individuais e motivações em grupo. Desequilíbrio da figura corporal, feiúra como princípio desordenador, busca pelo grotesco individual; composição de figuras a partir do encontro dos corpos.
Etapa 3, exercícios de concentração profunda, os quais buscam suscitar imagens a ser relembradas e trabalhadas artisticamente para a composição de partituras de movimento. Princípios de extensionalidade, tridimensionalidade e hipérbole da figura corporal. Composição de sequencias não racionais, inversão de valores de ordenação coreográfica, quebra de direção, ritmo e convenção da partitura.
Etapa 4, sessões de trabalho nas quais se recupera e analisa as imagens corporais, sequencias e encontros mais emblemáticos e não convencionais para elaboração de cenas para o espetáculo. Cada corpo se expõe como sínese dos processos vivenciados, e como metáfora da própria existência – o corpo transforma-se em totem.
Data
A oficina de Aguinaldo de Souza será no próximo dia 6 de maio, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), das 14h às 17h. Gratuita, mas com vagas limitadas, é uma atividade destinada a maiores de 16 anos, com ou sem experiência em dança. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas AQUI.
Patrimônio
A Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, via Gerência de Patrimônio Histórico, realiza o Patrimônio na Roda, que objetiva a promoção da educação patrimonial, que é levar as crianças, jovens e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, promovendo a percepção de pertencimento.
Patrimônio 2
No próximo dia 4 de maio, o condutor da roda será Helcius Batista Pereira, professor da graduação e da pós-graduação em Letras da UEM, coordenando o projeto de pesquisa “Para História do Português Brasileiro em Maringá”. Bacharel, mestre e doutor em Letras pela USP, realiza em 2023, nessa mesma universidade, o seu pós-doutorado com o tema “Terra Crua sob a perspectiva da Crítica Genética e da História Social da Língua”.
Patrimônio 3
A roda sobre “A língua da gente: aspectos da história linguística de Maringá”, com Helcius Batista Pereira, será em 4 de maio, às 19h, no auditório Joubert de Carvalho, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), que fica na av. XV de Novembro, 514, Zona 1.