Interessada na difusão do turismo rural, a primeira dama do Paraná, Luciana Saito Massa, iniciou nesta quinta-feira, 11, um roteiro que começou no Agromuseu da Expoingá, em Maringá, e foi até uma chácara pedagógica de Marialva e a inauguração de uma cooperativa de fruticultores.
A mulher do governador Ratinho Júnior foi recepcionada pela manhã no parque de exposições de Maringá, onde há uma semana acontece a 49ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Maringá, a Expoingá 2023. Ela atendeu a uma programação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) para conhecer rotas do turismo rural que o município de Marialva divulga na feira.
Usando seu próprio celular, a primeira dama usou um QR Code para acionar o aplicativo da Rota Caminho da Uva e ali mesmo, na barraca em que estão expostos produtos da agricultura familiar e da agroindústria familiar de Marialva, ela visualizou os caminhos pelas plantações de uva e os pontos em que se pode encontrar produtos da agroindústria, como sucos, vinhos, compotas, artesanato, morango, orquidário, roseirais, frutas diversas e, é claro, uva.
O aplicativo mostrava todo o caminho desde o local em que Luciana se encontrava até uma chácara que a família Tamura estava inaugurando nesta quinta-feira. A partir daí, foi só entrar no carro e seguir o mapa.
Junto com Luciana Massa embarcaram a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, e a equipe do IDR.
Seguindo o mapa, minutos depois a caravana já fazia turismo rural em Marialva e chegou à Chácara Tamura, na Estrada Perobinha, que oferece turismo pedagógico, aproximando estudantes das escolas da região à realidade do campo. O trabalho é uma parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Secretaria de Educação e a família Tamura.
O prefeito Victor Martini (PP) estava na chácara para recepcionar a primeira dama do Paraná e sua comitiva. Todos participaram também da inauguração de um novo espaço na sede da cooperativa Comafrut, viabilizado com recursos do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná).