A cidade de Terra Rica, atualmente com pouco mais de 17 mil habitantes, sempre se destacou no esporte em competições regionais, com vários talentos em diversas modalidades. Mas foi só em 2022, que um sonho de muitos anos se tornou realidade. Após reuniões em 2021, a gestão do prefeito Júlio Leite e a diretoria atual, buscaram investimentos no esporte, tornando possível a participação da equipe de futsal pela primeira vez, em uma competição oficial, organizada pela Federação Paranaense de Futsal.
O Secretário Municipal de Esportes de Terra Rica, Celso Vinicius Gimenes Azoia, conhecido como Kalunga, destaca que o planejamento, o empenho de todos e o amor ao esporte terrarriquense, fizeram toda a diferença para que o sonho se tornasse realidade. “Entendemos que Terra Rica já estava na hora de ter um projeto profissional. Convidamos os membros para formar a diretoria, falamos com o prefeito e planejamos disputar a competição do ano seguinte”.
Em seu primeiro ano, Terra Rica fez excelente campanha na Série Bronze 2022 e entre as mais de 30 cidades conseguiu o acesso para a Chave Prata. A equipe ficou na 3ª colocação geral após classificação na prorrogação, contra o Rio Branco de Paranaguá pelas quartas de final. Com organização dentro e fora das quadras, ginásio de esportes reformado e grande suporte da secretaria de esportes, o time surpreendeu e fez bonito com grandes atuações, tendo presença maciça de seus apaixonados torcedores.
Kalunga, diz que a estréia em competições oficiais foi bem complicada no início, tendo que mudar a comissão para que o time evoluísse e conseguisse bater de frente com as demais equipes. “Depois que mudou treinador, praticamente não perdemos mais. Contratamos alguns jogadores e deu muito certo”.
Segundo o secretário, a cidade abraçou a equipe em sua primeira participação, mas faz uma ressalva e frisa que ainda tem o que melhorar. “Entendo que o público é bom, mas precisa evoluir. Não ter atletas da cidade dificulta um pouco a identificação do torcedor com os jogadores. Aos poucos vão entendendo que o projeto deve ser duradouro”.
Neste ano, o desafio é ainda maior. Equipes tradicionais disputando a Chave Prata e apenas duas vagas para a Série Ouro 2024. Com o intuito de mais um acesso, neste ainda novo projeto, o caçula na competição se reforçou e briga pela classificação entre os 12 times à 2ª fase. No total são 15 jogos na primeira fase em turno único, todos contra todos. Após esses jogos as 12 primeiras equipes vão para a 2ª fase em dois grupos com seis times cada. A disputa dessa vez será em jogos de ida e volta, classificando, quatro equipes por grupo e assim chegando à fase de quartas de final. Na sequencia as semifinais classificando os finalistas para a elite do futsal paranaense.
O intuito do projeto é se consolidar e buscar novas fontes de renda para fortalecer ainda mais nos próximos anos e continuar o que foi construído. “Buscar projetos de Lei de Incentivo, Estadual e Federal, para que o clube se mantenha. O investimento é muito alto para disputar uma competição profissional. As taxas são caras, manter os atletas não é barato”, afirma o secretário.
O Secretário explica que a gestão no esporte é fundamental para que o projeto se fortaleça cada vez mais, com o intuito de manter o que foi construído até aqui e alavancar outras modalidades, dando oportunidade para crianças e jovens, formando assim, atletas e cidadãos. “Oportunizar para eles uma diversificação de modalidades. Nós temos dez modalidades em desenvolvimento em Terra Rica. Além do Futsal e Futebol, nós temos o Basquete, o Vôlei, o Handebol, Atletismo, Muay thai, Taekwondo, Capoeira e vamos iniciar a Natação”.