Conhecida como Capital da Uva Fina, Marialva tem na fruta seu carro-chefe. Afinal, é a maior produtora do Paraná. Mas outras culturas têm espaço nesse município da Região Metropolitana de Maringá (RMM), com vitrine garantida na edição 2023 da famosa Festa da Uva.
Aliás, é a primeira vez que o festejo será feito no mês de junho, de 7 a 11, no Parque da Uva, com entrada franca. Antigamente, era nos meses de novembro e dezembro.
“O nosso prefeito [Victor Martini] e a vice-prefeita [Kátia Feltrin] quiseram fazer essa festa em junho para valorizar a venda do produto da uva”, explica o secretário municipal de Agricultura & Pecuária, Nathan Bortolon, em entrevista para O Maringá. Ele recorda que, em dezembro, o problema era a falta de uva, pois a safra esgotava rápido.
Já em junho, é a safra de inverno. Por enquanto, ainda não tem números oficiais sobre a produção. Mas Bortolon, junto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater, estima uma safra de 7 mil toneladas de uva – a de dezembro costuma ser um pouco maior. “Está sendo boa a colheita”, avalia o secretário, acrescentando que tem agricultor que já colheu e outros que começaram a colheita agora.
Segundo ele, Marialva tem 471 hectares de parreira, com 560 famílias trabalhando com a uva. É um cenário de retomada do crescimento do plantio da fruta no município, somado ao movimento de agricultores de outras cidades se instalando na área rural e apostando nessa cultura.
Variedades
Durante a Festa, o público poderá conhecer um pouco da produção marialvense, que estará exposta em estandes e à venda, com as variedades Benitaka, Itália, Rubi, Brasil, Núbia etc. Mas haverá espaço também para bucha vegetal, flores, hortaliças, entre outros. Só para se ter uma ideia, no ano de 2021 a Capital foi o município que mais produziu flores.
O secretário explica que as propriedades rurais acima de 10 mil m² costumam ser aproveitadas para plantar outras culturas no intervalo das safras de uva. “Porque a colheita da uva é duas vezes no ano”, destacando que, desse modo, o produtor acaba tendo renda o ano inteiro.
Palestra
No dia 7 de junho, às 9h, ocorrerá uma palestra durante a Festa sobre Indicação Geográfica (IG), com acesso a todos os produtores.
PIB
Vale lembrar que o campo representa 80% da riqueza marialvense, superando o “meio a meio” de antigamente, analisa Bortolon. “Hoje quase todo mundo tem parente que ‘mexe’ com uva”, acrescentando ainda a produção de soja e milho na conta, sendo que os distritos são totalmente agrícolas. “O pessoal quer investir na agricultura”, citando o apoio dado pela Secretaria em eventos como o Dia de Campo e o Encontro Mulheres da Uva, além da assistência técnica.
Sem contar o Turismo Rural ou ações como a da Chácara Castelari, que implantou o sistema de “Colha e Pague” para atrair visitantes e compradores. “A Chácara Castelari virou referência para nós em termos de vendas e renda no município”, explicando que muitos produtores de uva têm vontade de adotar essa prática, pois é mais fácil e menos burocrático o consumidor colher direto na parreira, pesar e pagar.
O secretário lembra que a ideia surgiu a partir de uma sugestão para que a Castelari incrementasse o turismo rural que já era feito na propriedade.
Vinho
Além da uva de mesa, a produção de vinho tem se destacado em Marialva, com novas variedades e produtores investindo nessa bebida. A Cooperativa Agroindustrial dos Viticultores (Coaviti), por exemplo, terá uma barraca na Festa para expor seus produtos.
“Os produtores estão sendo valorizados, em produção de vinho ou uva de mesa”.
Programação
A Festa da Uva terá início no dia 7 de junho com o aguardado concurso da Rainha da Uva, que contará com a participação de 12 jovens disputando o título principal, além da 1ª Princesa, 2ª Princesa e Miss Simpatia.
E como uma festa não estaria completa sem música, todas as noites, os visitantes poderão curtir shows com artistas de renome nacional. A dupla Emerson e Gabriel subirá ao palco no dia 7, logo após o desfile da Rainha da Uva. No dia 8, será a vez de Guilherme e Benuto mostrarem o seu talento. No dia 9, Gino e Geno agitarão a galera com o melhor da música sertaneja. No dia 10, a dupla Jads e Jadson promete um show inesquecível. E, para encerrar a festa com chave de ouro, no dia 11, João Bosco e Vinícius vão encantar o público com seus sucessos, garantindo uma noite memorável para todos os presentes.
Além disso, haverá um palco alternativo com show de ao menos cinco artistas locais por dia de festa.
Segurança
Além da presença das polícias civil e militar, e da Guarda Municipal, o evento contará com quase 30 câmeras espalhadas pelo Parque da Uva
Uma das preocupações de todo mundo que vai a algum evento festivo, além da diversão, é a segurança. Exatamente por isso que a Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e da Secretaria de Trânsito e Segurança Pública, criaram um esquema de monitoramento que vai deixar reforçada a segurança da 23ª Festa da Uva Fina.
Primeiro, haverá a revista de todas as pessoas que entrarem no Parque da Uva, por qualquer uma das entradas. Além disso, as forças de segurança (polícias civil e militar, e Guarda Municipal), estarão em stands em um local bastante estratégico da Festa. Por fim, 27 câmeras estarão espalhadas pelo Parque, sendo monitoradas em tempo real.
Serviço
23ª edição da Festa da Uva
De 7 a 11 de junho de 2023
Parque da Uva (Av. Cristóvão Colombo, 87, Jd. Jaguaruna)
Entrada franca