Calma, a Colunista não ensandeceu. Eu sei que não estamos no mês de junho.
No Japão, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro e se chama Valentine Day (日本のバレンタインデー). Essa tradição foi importada dos EUA por uma fábrica de doces, em 1936. Porém, existem algumas diferenças na forma de se comemorar essa data. Na Terra do Tio Sam a data é comemorada apenas uma vez, mas na Terra do Sol Nascente comemora-se duas vezes. No dia 14 de fevereiro apenas as mulheres presenteiam os homens com chocolates e no dia 14 de Março, chamado de White Day, é a vez dos homens presentearem as mulheres.
Outra diferença é que os chocolates são dados não somente para os paqueras, namorados, noivos ou maridos. Todos os homens que convivem com a mulher podem receber o mimo. É claro que o tipo do chocolate muda, mas seu chefe, seu colega de trabalho, seu pai, seu filho, seu amigo e até mesmo seu vizinho também poderão ser homenageados. A parte boa, meninas, é que TODOS os presenteados no dia 14 de fevereiro deverão retribuir essa gentileza no dia 14 de março com chocolates ou até mesmo outros presentes como flores, cookies, roupas e até joias.
Como muitos japoneses são tímidos, o Valentine’s Day é uma excelente oportunidade para as meninas demonstrarem que sentem algo mais por aquele “amigo”. Quem sabe assim ele toma coragem para se declarar também? Se o intuito é dar aquele empurrãozinho, ou melhor, aquele puxãozinho, a mulher deve escolher o 本命 チョコ (Honmei choco), que é uma caixa bonita, enfeitada e cheia de chocolates especiais. Para as pessoas comuns, ela dará o 義理 チョコ (Giri choco) que é uma caixa mais em conta. Há também o ファミリーチョコ (Family Choco) que é destinado aos membros da família e o 友チョコ (Tomo choco) para os amigos próximos como demonstração de carinho e amizade.
Segundo Yoko Nakano, que vive com a família no Japão há mas de 20 anos, “Parece que todos mundo fica mais doce nesse dia, o engraçado é ver o ditianzinhos [vovozinhos] ganhando chocolate”.
Benedilson Maycon Ogawa voltou do Japão há uma semana, antes do Valentine’s Day, mas fez questão de trazer chocolates para esposa, mãe, cunhada e sobrinha. De acordo com ele, as lojas de departamento ficam muito parecidas com os supermercados brasileiros antes da Páscoa, ou seja, dedicam de 3 a 4 corredores inteiros para a exposição das guloseimas.
Demonstrar carinho nunca é demais. Que tal comemorarmos o Dia dos Namorados três vezes? 14 de Fevereiro é a nossa vez, meninas. E meninos que forem presenteados, lembrem-se de retribuir daqui a um mês.