O vereador Mário Verri, do PT, tem motivos de sobra para festejar o fato de a Itaipu Binancional aceitar ser parceira da prefeitura de Maringá na construção da mais moderna e mais longa ciclovia da cidade, que vai ligar o Contorno Norte e a Praça Abilon Souza Naves, na Avenida Brasil, cobrindo toda a extensão da Avenida Tuiuti, com quase 4,5 quilômetros. A comemoração deve-se ao fato de ter sido ele quem fez a negociação com a hidrelétrica, por meio de seu irmão, o diretor nacional de Itaipu, Enio Verri.
A assinatura do convênio aconteceu na semana passada na sede de Itaipu, em Foz do Iguaçu, pelo prefeito Ulisses Maia (PSD) e o diretor da binacional, Enio Verri. O vereador também participou do ato.
Luta antiga
Segundo Mário Verri, há anos ele luta para que a Avenida Tuiuti também tivesse uma ciclovia e, diante da possibilidade de Itaipu Binacional entrar com recursos financeiros para a construção, foi possível à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá elaborar um projeto de uma ciclovia modelo, possivelmente a mais moderna do Paraná e uma das que será referência no Brasil.
A ciclovia da Tuiuti contará com quatro estações de apoio aos ciclistas, com ferramentas, bebedouros, bancos, bicicletário e outros equipamentos. O projeto inclui ainda novos semáforos para pedestres, ciclistas, equipamentos de acessibilidade, sinalização tátil e outros aspectos que fazem parte de um estudo de tráfego desenvolvido por técnicos da Semob.
Não se trata apenas de uma ciclovia, mas de um projeto de reconstrução viária e que vai garantir ainda mais segurança aos ciclistas e diversas melhorias em mobilidade urbana para quem utiliza esse trecho”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
“É uma grande alegria viabilizar a apresentação do projeto de construção da ciclovia da Avenida Tuiuti, junto ao Executivo, ao diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. Já faz anos que vejo a necessidade desta ciclovia e sei o quanto ela facilitaria a vida dos ciclistas que passam nesta região”, disse o vereador petista.
Rumo aos 57 quilômetros
Após receber o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), a Prefeitura de Maringá trabalha para aplicar o que foi definido no estudo dos modais de trânsito da cidade. O Plano indica a criação de um circuito integrado de ciclovias, que formará um quadrilátero para ligar bairros distantes.
Atualmente, Maringá tem 44 quilômetros de ciclovias. O objetivo da gestão municipal é chegar a 57 km até o fim de 2024. O PlanMob apontou que 52% dos maringaenses usam a bicicleta pela economia proporcionada com deslocamento para o trabalho, 34% para ir para a escola, 8% por questões de saúde e forma física e 6% para lazer. As bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos em Maringá, o dobro da média nacional, que é de 3%.
As novas ciclovias e a integração das vias vão ampliar o conceito da bicicleta como meio de transporte em Maringá. “A gestão Ulisses Maia colocou Maringá como referência no uso da bicicleta como meio de transporte”, reforça o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.
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