Com atrações voltadas principalmente para o público infantojuvenil, a tarde da Virada Cultural de Maringá 2023, neste sábado, 29 de julho, teve mais cara de uma boa matinê. Era a Viradinha.
Afinal, as famílias aproveitaram o dia nublado, mas com clima ameno, para levar filhos, sobrinhos e afins e curtir shows de música, circo e teatro no Palco da Cena. E com direito a acrobatas, palhaços, comidinhas, brinquedos e diversão.
Não à toa, muita gente aproveitou o vasto gramado da praça do antigo aeroporto para se estender em piqueniques e cadeiras de praia (ou pesca, conforme for melhor).
Um dos atrativos era o espetáculo “O telepata”, do grupo Meu Clown. A apresentação misturou música ao vivo com história, explorando cenas clássicas de palhaço. Em conversa com O Maringá, dois integrantes da companhia elogiaram a participação do público, principalmente as crianças. “Eu gostei muito. Eu achei que a criançada foi lá frente, dançou. Tinha um menino que deu um show com a bolinha de sabão. A participação foi bem legal”, avalia Benedito.
Surgido em 2005 em São Paulo, o grupo veio para Maringá em 2011. Desde esta data, o Meu Clown vem fazendo apresentações, incluindo o projeto da Secretaria de Cultura (Semuc), que é o Convite ao Teatro, a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), e a própria Virada Cultural, em edição antes da pandemia.
É uma companhia profissional com perfil nacional e internacional, apresentando-se em Sarandi, Marialva, Mandaguari… diz brincando. Mas a sério, ele conta que já chegaram a cidades de Portugal, Espanha e França.
Inclusive, o espetáculo apresentado no sábado foi criado para apresentação em Pamplona, na Espanha, com versão em espanhol. São cenas clássicas de palhaço que pertencem ao domínio popular, da linguagem da palhaçaria. “A gente é impostor na música”, brinca Benedito. “E compensa no palhaço”, acrescenta Pepireli.
“O telepata” tem repeteco neste domingo, 30, no Ônibus Palco, também durante a Viradinha, às 14h. “Então, que não viu, vem ver. Quem já viu, vem de novo. E se não gostou, chama os inimigos e ‘ferra’ com eles”, afirma, com gracejo de palhaço.
Cursos
O palhaço Benedito aproveita para convidar o público a fazer cursos para quem gosta de palhaço, de design, de figurino cênico e educação social. Serão oferecidos gratuitamente pelo Instituto Federal do Paraná. Para mais informações, entre em contato pelo site da Prefeitura de Maringá.
E também pelo Instagram do Meu Clown (@grupomeuclown).
Programação
Neste domingo, 30 de julho, a Virada Cultural 2023 chega ao fim. Confira a programação:
● 13h45 – Espetáculo: Ação Circense “Trabalhadores – no meio do povo” / Artista: Cia. Circo Teatro Expressão de Amor / Local: Espaço da Cena Local (Viradinha Cultural) – Circo
● 14h – Espetáculo: O telepata / Artista: Meu Clown / Local: Ônibus Palco (Viradinha Cultural) – Teatro
● 14h45 – Espetáculo: Ação Circense “com Cirquiridum” / Artista: Cirquiridum / Local: Espaço da Cena Local (Viradinha Cultural) – Circo
● 15h – Espetáculo: Decolar / Artista: Duo Badulaque / Local: Palco Palco da cena – (Viradinha Cultural) – Música
● 16h – Espetáculo: Severino Faz Chover / Artista: Cia Teatral Trapos e Farrapos / Local: Ônibus Palco – Teatro
● 17h – Espetáculo: Eleonora ou a Corrida pelo fim / Artista: Teatro do Alvorecer / Local: Palco da cena – Espetáculo de teatro que prevê ações de acessibilidade
● 18h – Espetáculo: Tecido e Lira Acrobática / Artista: Cirquiridum – Espaço da Cena Local – (Viradinha Cultural) – Circo
● 18h30 – Espetáculo: Tom Brasil – Canta a Moda Brasileira / Artista: Tom Brasil / Local: Palco Cena Local – Música
● 19h30 – Espetáculo: Da Cor do Brasil / Artista: Grupo Sucena / Local: Espaço da Cena Local – Espetáculos de grupos, artistas e/ou produtores negros, indígenas e/ou de origem cigana
● 20h30 – Espetáculo: Nuah / Artista: Nuah / Local: Palco Cena Local – Espetáculos de Música realizado por grupos, artistas protagonizados obrigatoriamente por mulheres
● 21h30 – Show com Roberta Sá – Palco Virada Cultural