Jake e Elwood Blues estão em missão divina. Eles precisam reunir a velha banda de soul/blues/R&B para tocar em um show em benefício do antigo lar das crianças onde ambos cresceram. A dupla tem ficha corrida na polícia, mas a intenção é das melhores.
Este é o mote de “Os Irmãos Cara-de-Pau” (“The Blues Brothers”, no título original), um filme cult de 1980. Aliás, é um musical dirigido por John Landis, com John Belushi e Dan Aykroyd liderando o elenco.
O filme será exibido no próximo sábado, 5 de agosto, às 20h, em sessão a céu aberto na área externa do Teatro Calil Haddad (av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500), em Maringá, dentro do projeto unificado Convite às Artes. A escolha dessa comédia com muitas trilhas e shows se deve à programação especial do Mês da Música 2023.
Além do enredo inusitado e cool ao extremo, “Os Irmãos Cara-de-Pau” reúne estandartes de tirar o chapéu preto e ficar só de óculos escuros, tal como Jake e Elwood. Os números musicais destilam a nata do blues/soul: Aretha Franklin, John Lee Hooker, James Brown, Ray Charles, Cab Calloway… acompanhados da The Blues Brothers Band, cujos vocalistas sãos os irmãos e os integrantes são de ouro (Donald “Duck” Dunn, Willie Hall, Tom Malone, Matt Murphy, Paul Shaffer, Murphy Dunne, “Mighty Mack” McTeer e Alan Rubin).
Fiasco nos cinemas do início dos anos de 1980, “Os Irmãos Cara-de-Pau” virou sucesso no mercado de home video da época, ou seja, nas então famosas e populares videolocadoras, no tempo da fita VHS. Mas esse longa-metragem de Landis já passou no horário nobre da TV Globo e ganhou infinitas reprises na TV aberta, fazendo parte do catálogo da Netflix (hoje não).
Assim, “The Blues Brothers” é icônico e arrasta uma legião de fãs. Em 1998, Dan Aykroyd e John Landis (John Belushi havia morrido em 1982) encabeçaram uma continuação fraca, “Os Irmãos Cara-de-Pau 2000”; mas com elenco estelar no quesito musical (BB King, Wilson Pickett, James Brown, Aretha Franklin, Koko Taylor, entre tantos).
Classificação
O filme a ser exibido no sábado tem classificação indicativa: 16 anos. Entrada gratuita.
Dança
Além de cinema, a semana do Convite às Artes tem mais atrações. Nesta quarta-feira, 2, “Contrastes”, do Aéreo estúdio de dança, no Teatro Reviver Magó (Praça Todos os Santos, Zona 2), às 20h. “Entre a sombra e a luz, cada ser tem sua preferência, sua personalidade. Cada corpo carrega suas experiências, vivências e crenças. Capaz de contrastar. Todo corpo é livre para escolher o que quer fazer, como se expressar. A dança promove essa liberdade e essa união de almas tão distintas, mas que encontram na arte uma coisa em comum. E é esse contraste que se torna tão interessante”, diz a sinopse. Entrada grátis. Classificação indicativa: livre.
Música
Quinta-feira, 3, é da Banda Corda Crua, às 20h, no Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Professora Nadir Cancian, Zona 7). Entrada grátis. Classificação indicativa: livre.
Teatro
Na sexta-feira, 4, é a vez do teatro com “Na gaveta de baixo”, da Arlekino produção cultural. Às 20h, no Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Professora Nadir Cancian, Zona 7). Entrada grátis. Classificação indicativa: livre.