O promotor Laércio Januário de Almeida deixou nesta segunda-feira a coordenação do Núcleo Regional de Maringá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), função que exercia desde o início da década de 2000. Ainda não foram dadas explicações para sua saída, porém a coordenação estadual do Gaeco informa que o promotor continuará ligado às atividades do Gaeco.
Nesta terça-feira, 8, o coordenador estadual Leonir Batisti, divulgou uma nota sobre o caso, com três tópicos:
I) o Núcleo de Maringá do Gaeco cumpriu e continua a cumprir com as funções sob sua responsabilidade, as quais são acompanhadas de modo constante pela respectiva Coordenação Estadual;
II) as mudanças operadas no âmbito desse Núcleo foram feitas com a aquiescência de todos os seus componentes, tendo sido derivadas de redistribuição parcial dos serviços no âmbito das promotorias de Justiça de Maringá, bem como da criação da vizinha Comarca de Sarandi;
III) o então coordenador do Núcleo, o promotor de Justiça Laércio Januário de Almeida, continua ligado às atividades desse Órgão, dando sequência na 4º Promotoria Criminal de Maringá às ações iniciadas durante a sua gestão.
Por enquanto ainda não há informações sobre qual promotor será designado para a coordenação do Gaeco no Núcleo Regional de Maringá.