A 8ª Copa do Mundo de futebol de cegos, disputada em Birmingham, na Inglaterra acontece desde o dia 15 de agosto com a participação de 24 seleções divididas em seis grupos com quatro equipes cada. Na estreia, dia 16, o brasil que é o maior campeão da história com cinco títulos, superou os iranianos por 1 a 0 com gol de pênalti convertido por Cássio na reedição da final paralímpica de 2016.
No segundo confronto no último dia 18 de agosto com tento anotado por Nonato, o triunfo por 1 a 0 foi contra o Marrocos, resultado que nos deu a liderança do grupo D. Já classificado a seleção verde e amarela poupou alguns jogadores conta o México na terceira e última rodada da primeira fase. Mesmo sendo melhor durante a partida e criando várias oportunidades o resultado não saiu do zero.
Na sequência, a França pela frente em partida válida pelas quartas de final. Em grande jogo o Brasil conseguiu furar o sistema defensivo francês e venceu com um gol chorado de Nonato, logo após ter desperdiçado pênalti com a cobrança batida para fora de Cássio. Com mais uma vitória o Brasil se classificou às semifinais e de quebra assegurou a vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Semifinal pela frente e dessa vez os chineses como adversário. A seleção brasileira começou melhor e teve chances de abrir o placar com Jardiel, Thiago Paraná e Jeffinho. No segundo tempo o Brasil continuou melhor, mas pecava nas finalizações, não conseguindo balançar a rede. Placar em igualdade e a vaga para a final foi para os pênaltis. O Brasil acabou errando as duas primeiras cobranças enquanto que a China teve melhor desempenho fazendo 2 a 0 e eliminando a nossa equipe.
Com a derrota para os chineses o Brasil vai disputar na sexta-feira, 25, às 8h30 contra a Colômbia a medalha de bronze. Na final a China encara a Argentina que venceu por 3 a 1 os colombianos na outra semifinal.
JOGOS PARALÍMPICOS
A primeira participação do futebol de cegos nos Jogos Paralímpicos aconteceu somente em Atenas 2004, quando nossa seleção conquistou o ouro em jogo emocionante decidido nos pênaltis contra a Argentina. Brasil, o papa títulos nesse esporte também foi medalha de ouro em 2008, 2012, 2016 e 2020, sendo então pentacampeã na modalidade.
REGRAS
O futebol de cegos é dividido em dois tempos de 15 minutos, com 10 minutos de intervalo. São cinco atletas para cada lado em quadra adaptada, normalmente em gramado sintético. A bola contem guizos na parte de dentro para que os atletas à localizem. Os jogadores utilizam uma venda nos olhos e não podem em nenhuma hipótese toca-las, pois estarão cometendo falta. No caso dos goleiros, esses não utilizam as vendas nos olhos. Para não atrapalhar no jogo a torcida só pode se manifestar após os gols ou durante os intervalos.