Por que a mentira se alastra com tanta rapidez? Por que as Fake News, mesmo que as pessoas saibam, se espalham pelas mídias com tanta força?
As mentiras que se espalham estão conectadas com o que há de pior nos seres humanos. Movimentam paixões insanas e doenças da alma que estão interiorizadas que se potencializam e são expostas pelas possibilidades de mentirmos e não sermos punidos.
As narrativas falsas e mentirosas apenas reproduzem e legitimam o que as pessoas têm dentro do seu mundo interior. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias (Mateus 15.19). Quando recebemos notícias falsas e passamos à frente, legitimamos e justificamos os nossos sentimentos adoecidos.
Por causa da nossa natureza pecaminosa, nosso coração absorve, com mais prazer e facilidade, as ideias que confirmam as nossas opiniões e interpretações, enquanto rechaça aquelas que nos contrariam e nos desafiam para mudanças no nosso ser.
Por sermos pecadores, nos aproximamos mais daqueles que pensam e são iguais a nós. Nos encontramos interiormente segundo a nossa espécie, segundo o que somos. Queremos ser coesos, homogêneos daí nos juntarmos em torno das fake News através das redes sociais.
Nas redes sociais somos tomados por um poder independente que está fora de nós, nos permitindo ser e falar o que o temos no profundo do nosso ser disfarçado na mentira, geralmente de forma agressiva, sem medo e vergonha.
Quando compartilhamos uma notícia falsa, pensamos estar alimentando o tecido de informações, na verdade estamos revelando o que temos dentro de cada um de nós.
Ao compartilhar uma mentira ou fake News, pensamos estar cumprindo nosso papel como paladino da verdade. Elegemos um inimigo e o massacramos com mentiras, acreditando que o que estamos fazendo é uma causa verdadeira e estamos fazendo o bem!
Os mentirosos nem sempre mentem por maldade, mas por insegurança e necessidade de serem aceitos.
As fakes News estão relacionadas com o que somos interiormente. Mentira é tudo que falsifica a realidade, de forma intencional ou inconscientemente. Os seres humanos de modo geral vivem em dois mundos, o que se expressa publicamente com palavras ou não, e o nosso mundo interior.
Geralmente estes mundos lutam entre si, conforme o apóstolo Paulo afirma: “Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. (Romanos 7.18-20)”.
O convite feito por Jesus é para que sermos moldados pelo amor e graça de Deus e as desfragmentações existentes em nós deixem de existir.
O resultado da integração entre o ser interior e o ser exterior é saúde espiritual, emocional, psicológica, mental e física. Conforme diz Jesus: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)”
Agora é com você que me lê. Escolher viver de forma saudável, integrando o seu ser, a cada dia ou desintegrar-se falsificando aquilo que você é.
Somente um é verdadeiramente inteiro e fiel: Jesus, o Verbo de Deus. Creia Nele.