Da Redação
Ferroviário, do Ceará, e Ferroviária, de São Paulo, equipes quase homônimas, decidem neste sábado o título do Campeonato Brasileiro da Série D. Após empate sem gol em Araraquara, as faixas ficam com a equipe que vencer o duelo agendado para este sábado, às 16h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Os duelos serão transmitidos ao vivo pela TV Brasil.
Nas semifinais os times passaram por Athletic-MG e Caxias. A Ferroviária foi a primeira equipe a se classificar, ao derrotar o Athletic-MG no Independência, em Belo Horizonte, por 2 a 0. O time paulista já havia ganhado o jogo de ida, em Araraquara, na última quarta-feira (6), por 1 a 0.
Em seguida, o Ferroviário recebeu o Caxias em Fortaleza. Único time ainda invicto na Série D, o Tubarão da Barra venceu por 1 a 0. No duelo anterior, no Centenário, em Caxias do Sul, na quinta-feira passada (7), as equipes ficaram no 1 a 1.
A expectativa é da presença de um público aproximado de 15 mil pessoas. Na primeira partida da final, na última quarta-feira, houve empate por 0 a 0, em Araraquara-SP. Se não houver um vencedor nos 90 minutos, a decisão do título será definida em cobranças de pênaltis.
O Ferroviário-CE aposta em seu retrospecto como mandante. Em 11 jogos disputados no Presidente Vargas na atual edição da Série D, a equipe venceu dez. Fez 29 gols e sofreu cinco em seus domínios.
No total, o Ferroviário já disputou 23 partidas pela competição. Ganhou 14 e empatou nove.
Já a Ferroviária-SP teve uma incrível reação a partir da sétima rodada da fase de grupos, quando goleou o Cascavel-PR por 5 a 1 fora de casa. Até então, não havia vencido na Série D.
Desde então, o time ganhou confiança, alcançou a classificação à segunda fase e superou com raça e determinação todos seus adversários no mata-mata: Hercílio Luz-SC, Anápolis-GO, Sousa-PB e Athletic-MG.