Para comemorar o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, em 1º de outubro, a Dimensão Sociotransformadora da Evangelização, setor social da Arquidiocese de Maringá, está organizando a Caminhada de Valorização e Respeito à Pessoa Idosa, desde o Parque do Ingá até a Catedral. Além de pessoas idosas, a Arquidiocese espera contar com os demais membros das famílias.
A data foi criada para homenagear as pessoas idosas, conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as necessidades desse público.
Atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros e, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), destinado a regular questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso com idade igual ou superior a 60 anos.
A concentração será no Parque do Ingá, em frente à academia da terceira idade (ATU), às 9h30, com aquecimento e preparo físico dos participantes conduzidos por profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá.
O público caminhará pela Avenida Tiradentes até a praça da Catedral, onde será concedida uma bênção ecumênica.
O evento é coordenado pela Dimensão Sociotransformadora da Evangelização através da frente de trabalho Proteção e Cuidado à Pessoa Idosa, composta pela Pastoral da Pessoa Idosa e instituições de Longa Permanência de Idosos da Igreja Católica: Lar dos Velhinhos de Maringá, os Asilos São Vicente de Paulo de Marialva, Mandaguari, Mandaguaçu, Nova Esperança e Jandaia do Sul, e o Lar São Paulo Apóstolo de Kaloré.