Do primeiro ao último livro publicado em vida, a obra do escritor Machado de Assis (1839-1908) ressurge em 2023 pelas mãos da editora Todavia, a mesma que vem republicando o trabalho do crítico Antonio Candido em outro projeto.
No caso da coleção “Todos os livros de Machado de Assis”, são 26 obras publicadas no período de vida desse nome central da literatura brasileira de todos os tempos. Com organização de Hélio de Seixas Guimarães, trata-se de uma caixa de peso: 7,250 kg, ao custo de R$ 1.599,90, em tiragem limitada.
Fruto da parceria da Todavia com o Itaú Cultural, esse projeto é vendido somente nesse box. A partir do primeiro semestre de 2024, os livros serão comercializados de maneira avulsa.
Inclusive, uma nova família tipográfica, batizada de “Machado Serifa”, foi desenvolvida especialmente pelo designer de tipo Marconi Lima, e as letras reproduzidas nas capas de cada volume foram extraídas das páginas de rosto das 26 edições originais, em projeto gráfico desenvolvido por Daniel Trench.
“O box, com tiragem limitada, foi pensado como algo especial, exclusivo e reúne características únicas: capas serigrafadas, papel especial (colorido na massa, para as capas), miolo em pólen soft 80, costura em linha colorida em cadernos de 16 páginas (para tornar confortável a abertura do livro), box rígido para organizar os volumes”, diz a Todavia.
Percurso
O leitor e a leitora terão a chance de acompanhar todo o percurso machadiano, ou seja, da estreia, em 1861, com a peça “Desencantos”, ao último romance, “Memorial de Aires”, de 1908, no ano da morte do autor. Uma curiosidade é o volume extra “Terras”, testemunho de seu trabalho como servidor público.
Segundo a Todavia, a coleção é resultado de um intenso trabalho editorial e de pesquisa que levou quatro anos e envolveu mais de 20 profissionais. A coleção reúne tudo o que Machado publicou em livro em seu período de vida. As 26 edições originais revistas pelo próprio autor são a base do projeto, que busca resgatar a dicção original de Machado.
“Quisemos nos aproximar o máximo possível da dicção do escritor, que por meio do uso muito peculiar de vírgulas, pontos e vírgulas e travessões deixa implícito um ritmo de leitura muito próprio”, diz Hélio de Seixas Guimarães, via editora.
Cada livro conta com apresentações inéditas e, em toda a coleção, as anotações sobre a presença da questão racial nos escritos de Machado de Assis ficaram a cargo de Paulo Dutra, professor na Universidade do Novo México (EUA) e consultor da coleção.
Estilo
O que chama atenção nessa coleção é a possibilidade de ler a obra de Machado de Assis em ordem cronológica, acompanhando o desenvolvimento de seu estilo do primeiro lançamento até a fase consagrada.
Antes de chegar, por exemplo, à obra-prima “Memórias póstumas de Brás Cubas”, o escritor passou por 13 obras (entre teatro, poesias e romances). Claro, todas consideradas importantes (umas mais, outras menos). No entanto, o grande romance moderno, fundador do Realismo no Brasil em 1881, viria somente na 14ª publicação.
“Deixou perplexos leitores e críticos, que tiveram dificuldade para entender o romance, inovador em todos os aspectos. Capistrano de Abreu chegou a perguntar, em carta a Machado, se as Memórias póstumas seriam um romance”, diz o site machadodeassis.net.
Em seguida, viriam produções como “Quincas Borba” (1890) e “Dom Casmurro” (1900), só para ficar naqueles mais impactantes. Aliás, a história de Bentinho, Capitu e Escobar neste segundo é “objeto de numerosos estudos e releituras, a obra é considerada por grande parte da crítica o ápice da ficção machadiana, e seu enredo e personagens instalaram-se como poucos no imaginário literário brasileiro”, analisa o site coordenado por Marta de Senna.
Livrarias
A caixa “Todos os livros de Machado de Assis” pode ser adquirida no e-commerce, por meio do site das seguintes livrarias: Dois pontos, Um livro, Livraria Martins Fontes, Livraria da Travessa, Livraria da Vila e Livraria Curitiba.
Mas também em lojas físicas. No Paraná, apenas em duas cidades: Curitiba, na Livraria da Vila Pátio Batel Curitiba, que fica na avenida do Batel, 1.868, Loja 314 – Piso L3 – Batel; e Londrina, na Livraria da Vila Aurora Shopping Londrina – avenida Ayrton Senna da Silva, 400, Loja 6/7 – Piso 2 – Gleba Fazenda Palhano.
Conforme consulta da reportagem, na manhã desta terça-feira, 7, Maringá não constava na lista da Todavia.
Autor
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 1839. Filho de mãe açoriana e de pai afrodescendente, publicou poesia, crítica, teatro, tradução, crônica, conto e romance. Ao todo, 26 títulos entre 1861 e 1908, ano de sua morte.
Serviço
Para mais informações sobre a coleção “Todos os livros de Machado de Assis”, acesse o site da Todavia.