Apenas 15% dos profissionais no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) é formado pela participação feminina, aponta o Comitê Mulheres. No quesito de conselheiros titulares e suplentes, elas são 10%. Contudo, muitas trabalham como inspetoras ou em funções de direção nas entidades de classe e instituições de ensino.
No decorrer da pandemia, as reuniões são online em todas as regionais do Conselho, desde Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa.
Os Comitês Regionais auxiliam na busca pela representatividade do Crea-PR dentro dos conselhos locais, qualificam e recomendam atos conjuntos, ampliam planos e ações de interesse feminino das engenharias, além de poder colaborar com efetividade nos eventos do Conselho nas regionais. “Estamos conquistando cada vez mais espaço em todos os setores, graças ao desempenho em cargos relevantes e trabalhos científicos, administrativos, no empreendedorismo, nas finanças. Há um grande leque de funções que as mulheres desempenham”, disse a coordenadora do Comitê Mulheres e engenheira civil, Karlize Posanske da Silva.
Para ela, é uma honra ter sido eleita. “Essa regionalização possibilita a efetiva participação de profissionais mulheres que tenham motivação alinhada aos objetivos do comitê, na busca de maior representatividade, valorização e igualdade de oportunidades. Além de possibilitar a ampliação das ações para todas as profissionais ou acadêmicas de Maringá, Cianorte, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí.”
A engenheira civil ressalta que a Regional Maringá, assim como as outras regionais, estará sempre seguindo os critérios e prazos do Comitê estadual. “Dentre as ações iniciais a serem realizadas regionalmente, entendo ser necessária a divulgação do Comitê Mulheres, trazendo esclarecimentos dos seus objetivos e metas, visando a ampliação de profissionais e acadêmicas inscritas.”
Sobre o Comitê
O Comitê começou as atividades em 2017, com o intuito de expandir a presença das mulheres nas determinações do sistema Confea/Crea, que retrata os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.
Crea PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia encarregada pela padronização e inspeção dos profissionais da empresa dos âmbitos de engenharia, agronomias e geociências. Além de normalizar e supervisionar, o Crea-PR também promove atividades de orientação e reconhecimento profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.