IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Notícias Região
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Esportes
    • No Pé Delas
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz Do Esporte
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Comprador de livros é mulher, da classe C/B e do Sudeste/Nordeste, diz pesquisa inédita

Por Cristiano Monteiro Martinez
14 de dezembro de 2023
Crédito: Ilustrativa/Freepik

Crédito: Ilustrativa/Freepik

Mulher de 45 a 65 anos ou mais, pertencente às classes C e B e habitante do Sudeste/Nordeste. Eis o comprador (ou melhor, compradora) de livros no Brasil.

Tal retrato é possível de ser traçado a partir do inédito “Panorama do Consumo de Livros: Um estudo sobre o perfil e hábitos de compradores de livros no Brasil”, que foi realizado pela Nielsen BookData a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

É um levantamento que tem como objetivo traçar o perfil e hábitos de compra dos consumidores de livros. Trata-se de uma nova ferramenta para auxiliar a tomada de decisão de editoras, livrarias e demais agentes da cadeia produtiva do livro.

Em linhas gerais, os compradores de livros no país compreendem 16% da população, maior de 18 anos, que comprou ao menos um livro nos últimos 12 meses. Desse universo, 57% são de mulheres; e 43%, homens.

Em outras palavras, o mercado editorial teve ao redor de 25 milhões de consumidores de livros, entre os quais 74% têm a intenção de comprar novamente nos próximos três meses. O estudo também identificou que 69% adquiriram de 1 a 5 livros enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no último ano móvel.

O maior percentual etário é na faixa de 65 anos ou +, com 16%; e 45-54 anos, também com o mesmo percentual. Depois, vem 24% de 35-44 anos; e 22%, 25-34 anos.

Já em termos de classe social, ainda que a maior penetração esteja nas classes A e B, a concentração de compradores está nas classes C e B (82%).

E os compradores estão no Sudeste (45%) e Nordeste (28%). Explica-se: como são regiões mais populosas do Brasil, concentram a maior parte dos compradores de livros e também maior penetração. Por sua vez, o Sul tem 14% dos compradores; o Norte, 8%, e o Centro-Oeste, 7%.

Em relação ao nível educacional, 91% desses consumidores estão acima do Ensino Médio. Entre as atividades de lazer, além da leitura, observa-se um uso de redes sociais e acesso a streamings acima da média da população. As razões mais citadas para comprar um livro foram “crescimento pessoal” seguido de “lazer”.

Não compradores
Do outro lado, a pesquisa também traçou o perfil dos chamados “não compradores de livros”: 84% da população alegou não ter comprado nenhum livro nos últimos 12 meses. Para 60% dessas pessoas o hábito de leitura é uma atividade importante, porém a maioria aponta preço, ausência de loja e falta de tempo como os maiores fatores para desmotivar ou não efetuar a compra de livros.

“O estudo mostra que a percepção de que livros são caros não depende da classe social. As regiões Norte e Nordeste concentram o percentual mais alto de pessoas que citaram falta de livrarias como um impedimento para compra de livros. Preço justo e tema/assunto são os fatores mais apontados para que essas pessoas passem a comprar livros”, diz trecho do levantamento.

Entre aqueles que não compraram livros, 56% encontraram alguma alternativa à compra: download de PDF gratuito, acesso à biblioteca, empréstimo de um amigo ou terem sido presenteados com um livro. Esta informação é um exemplo de demanda potencial entre este público, ainda que não tenham comprado nenhum exemplar.

Tags: Câmara Brasileira do Livro (CBL)LivrosNielsen BookData

Outros Posts

Cantata de Natal Luzamor
Cultura

‘Concerto Acadêmico’ abre espaço para apresentação de alunos do Luzamor nesta quarta (10)

10 de setembro de 2025
Pedro Marques, Felipe de Moraes (Momo) e Lua Specian, os idealizadores do Ruma Lab (Crédito: Matheus Juvencio)
Cultura

Ruma Lab abre inscrições para 11 oficinas gratuitas

9 de setembro de 2025
Apresentação no FIC 2024. Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez
Cultura

FIC 2025 tem pré-estreia no Sicredi Dexis de Maringá na quinta-feira (11)

9 de setembro de 2025
Crédito: Divulgação
Cultura

Los Tacacá apresentará show com entrada gratuita em Maringá dia 21 de setembro

9 de setembro de 2025
Crédito: Divulgação
Cultura

Dupla Vanessa Moreno & Salomão Soares abre mostra do Femucic 2025 no teatro do Sesc Maringá

8 de setembro de 2025
Registro da apresentação anterior de Elba Leal no Teatro Barracão (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)
Cultura

Especial Bossa Nova é uma das atrações do ‘Convite às Artes’ desta semana em Maringá; entrada gratuita

8 de setembro de 2025

IMPRESSO

  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2025 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz do Esporte
  • Geral
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Jornal Impresso
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2024 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.