O Hospital Municipal de Maringá acaba de receber 10 dos 12 respiradores comprados pela prefeitura. Os outros dois equipamentos vão chegar no fim de semana. Os aparelhos serão usados para casos de urgência e emergência de coronavírus no Hospital Municipal e também nas Unidades de Pronto Atendimento UPA Sul e Norte.
Cerca de R$700 mil foram investidos na aquisição dos equipamentos, essenciais para aperfeiçoar o atendimento da covid-19. Os respiradores chegaram no Hospital Municipal e serão transportados diretamente para as unidades de saúde. Também foram investidos R$ 890 mil com a compra de mais 120 bombas de infusão, que são aparelhos básicos para medicação constantes de pacientes. A previsão de chegada é nesta sexta-feira (12).
O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, afirma que os respiradores são extremamente necessários para pacientes com insuficiência respiratória causada pelo coronavírus. “O respirador auxilia no tratamento dos pacientes graves em UTI. Sem esse equipamento é inviável a sobrevida e continuidade do tratamento. É essencial na ventilação e suporte à vida.”
A sociedade civil organizada também está em parceria com a Prefeitura Municipal na luta contra a Covid-19. Além dos 12 respiradores comprados pela própria prefeitura, outros três foram doados por cidades da região e um pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).