No dia em que o Paraná amanheceu com Alerta Laranja, com risco de tempestade em várias regiões do Estado, Maringá enfrenta neste sábado, 23, mais um temporal, o terceiro em pouco mais de uma semana, com queda de árvores e danos na rede elétrica.
De acordo com o Simepar, as rajadas de vento ultrapassaram os 50 quilômetros por hora e em algumas regiões da cidade houve queda de granizo. Situações semelhantes ocorreram em várias cidades da região.
A Defesa Civil, Secretaria de Limpeza Pública, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Corpo de Bombeiros começaram a receber chamados pouco depois do meio-dia. Segundo o tenente Edson, da Defesa Civil Municipal, os problemas causados pelo temporal atingiram a região sul de Maringá com queda de árvores e de postes, mas os principais casos foram na área norte. Também foram registradas pelo menos três ocorrências no distrito de Iguatemi.
De acordo com o tenente Edson, a Defesa Civil já está nos locais atingidos, juntamente com equipes da Secretaria de Limpeza Pública para fazer a retirada de árvores e galhos caídos e da Copel, além dos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana, que estão tentando reorganizar o trânsito.
Na Avenida Juscelino Kubitschek o trânsito ficou impedido na Zona 2, no cruzamento com a Rua Vaz de Caminha, onde uma árvore caiu e bloqueou o trânsito em uma das pistas. Ao cair, a árvore atingiu a rede elétrica e derrubou um poste, deixando a região sem energia elétrica. Veja o vídeo feito por Cristiano Martinez
Comunicado da Prefeitura de Maringá
A Prefeitura de Maringá informa que desde o início da tarde deste sábado, 23, servidores municipais estão nas ruas para realizar a limpeza e desobstrução das vias após o temporal que atingiu a cidade. Equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e Copel, estão mobilizadas para realizar os atendimentos à população. De acordo com o Simepar, as rajadas de vento ultrapassaram os 50 km/h. Houve também queda de granizo em algumas regiões.
- Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros.
- O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/arborizacao.html).
- Pessoas que precisarem podem obter lonas na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Cerro Azul, nº 2990, Jardim Universo. O telefone para contato é (44) 99103-8319.
- Ao encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661.
- Energia elétrica – De acordo com a Copel, até o momento, a concessionária registrou cerca de 430 ocorrências para atendimento. O total de domicílios sem energia elétrica em Maringá ainda não foi mensurado, devido ao alto número de registros na região Noroeste do Paraná – que chega a 63 mil – e em todo o estado. Equipes da concessionária estão nas ruas para atendimento das ocorrências.
A Copel informa que a população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a concessionária por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo da Copel, site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.