Considerado o “Oscar dos quadrinhos no Brasil”, o tradicional Troféu HQ Mix vai abrir neste mês de janeiro o período de inscrições para a sua 36ª edição. A data provável é a partir do dia 15.
Esse é o primeiro passo da premiação, que depois ainda terá outras etapas, incluindo a fase de votação.
Por isso, os quadrinistas devem ficar atentos, acompanhando o canal oficial do prêmio (blog.hqmix.com.br).
Criado em 1989 por José Alberto Lovetro, o Jal, e João Gualberto Costa, o Gual, o Troféu HQ Mix é uma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos brasileiros. O objetivo do troféu é divulgar, valorizar e premiar a produção de artes gráficas no Brasil.
O design do troféu muda a cada ano, sempre homenageando algum personagem dos quadrinhos brasileiros. As votações são realizadas por artistas e profissionais da área, editores, pesquisadores e jornalistas brasileiros.
Em 2023
Em 2023, os ganhadores da 35ª edição receberam o troféu Curupira, personagem do desenhista Flávio Colin, que foi homenageado pelo troféu HQ Mix de Grande Mestre dos Quadrinhos quando ainda vivo. A estatueta foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco.
A lista dos vencedores está no blog da premiação (https://blog.hqmix.com.br/noticias/vencedores-35-edicao/).
Homenagem
Na categoria Grande Mestre dos Quadrinhos, o HQ Mix de 2023 homenageou o artista Michele Iacocca, criador da personagem EVA, autor de sucesso de livros infantis e que completou 50 anos da publicação de seu primeiro livro da personagem.