Acompanhe entrevista com o Nutricionista e Personal Trainer, Rafael Carvalho:
- O número de pessoas que buscam atendimento e estão passando por esse efeito sanfona é comum?
R: Recebo muitos pacientes que relatam ter atingindo um certo emagrecimento, porém retornaram ao peso habitual rapidamente. Isso é comum, pode se dizer que a pessoa que sofre com o efeito sanfona, queimou etapas do processo de emagrecimento. Geralmente são pessoas que utilizaram dietas milagrosas, radicais e restritivas, que levam o emagrecimento rápido, porém insustentável, tendo esse efeito rebote chamado efeito sanfona.
- Quais as medidas que a pessoa deve tomar para conseguir incluir novos hábitos alimentares?
R: Sempre aconselho meus pacientes a não terem pressa, muitas pessoas estão acima do peso à anos, não é em poucos meses que vão reverter esse quadro. Duas dicas legais para quem está passando por esse processo é, não comparar seu resultado com o do coleguinha. Aproveitar, curtir e vibrar ao longo do processo de emagrecimento, toda vez que uma roupa que não servia mais voltar a servir, toda vez que as roupas começarem a ficar largas. A maioria das pessoas querem comemorar apenas quando atingirem a meta desejada e esquecem de que o 1% melhor todo dia deve ser comemorado sempre.
- Como manter exercícios e boa alimentação sem desistir no meio do caminho?
R: Aprender a reconhecer pequenas mudanças em sua vida, não apenas no ponto de vista estético, mas em melhoras escolhas alimentares, melhoras no sono, disposição, intestino, cabelo, unha e pele. Aprendendo a reconhecer que toda essa mudança, por mais que seja pequena, contribuirá para uma melhora na qualidade de vida da pessoa e ela não sairá do foco.