A joia de Maringá, João Lucas de apenas 13 anos é destaque no time para garotos de até 15 anos do São Paulo Futebol Clube e foi recentemente, campeão de uma das competições mais importantes da categoria, a Copinha Votorantim. O ponta-esquerda, nascido na Cidade Canção fez o gol do título do tricolor contra o rival Palmeiras que se sagrou hexacampeão na 28ª edição do torneio que já revelou jogadores como Neymar, Adriano Imperador, Vinicius Jr, Rodrygo, entre outros.
História de João Lucas
João Lucas deu seus primeiros passos no futebol com cinco anos de idade na Escolinha da Amistosos Eventos que funcionava até então na Arena Bigbol de Maringá. Incentivado pelo seu pai Marcos, pela mãe Maria Lucia, irmã Maria Luiza, avós Hilda e Lurdinha, tias Ivone e Isabel, o garoto prodígio teve como professores o Eduardo Preto, Eduardo Du e Júlio, com aulas também no Colégio Paraná.
Sendo destaque nas escolinhas de Maringá até os 11 anos, foi apresentado pela Agência Ponto Sports Br ao Avaí FC em meados de 2021, onde treinou por um ano e meio sendo orientado pelos treinadores, professor Marcelo, coordenador do Avaí Mirins, professor Linho e professor Novelo. Nesse mesmo período atuou na APAFF FUTSAL com o comando do professor Vilmar Campana e Samuel Campana onde chegou a ser artilheiro do Campeonato Estadual de Futsal com 44 gols até então um recorde na história do futsal catarinense.
Evoluiu acima do esperado e com 12 anos e meio chegou ao São Paulo treinado pelo professor Cesar Molinari, continuou evoluindo fazendo uma ótima temporada de 2023 e como consequência foi convocado para Copa Votorantim pelo professor Mário Ramalho, técnico da categoria sub-15. João Lucas, além de ter a gestão feita pela Ponto Sports Br, recentemente assinou contrato com um dos maiores representantes de futebol do Brasil, a Bertolucci Sports.
Características
Atuando na ponta esquerda é bom tanto com a perna esquerda como a direita, seu perfil é de jogo coletivo, bom passe, ótimo finalizador, ataca os espaços, excelente nas bolas paradas, muito rápido e habilidoso, um atacante de beirada que consegue concluir e fazer gols.
Inspiração
Maior inspiração de vida é o pai Marcos Silva e no futebol o ex-jogador do São Paulo Kaká.
Prêmios individuais
João Lucas, mesmo com idade inferior aos demais, foi o destaque e revelação do campeonato sub-15 com quatro gols, sendo três de cabeça.
Sonhos
Seus sonhos daqui pra frente é desenvolver um bom futebol na base em Cotia, galgar os degraus com respeito aos companheiros e ser jogador profissional do São Paulo.
Palavras do Professor Preto
“O Joãozinho com cinco anos era um garoto bastante tímido, porém já demonstrava uma habilidade acima da média para idade dele. Sempre foi um jogador decisivo, então tivemos bons momentos no futsal com ele por conta da qualidade técnica”, destaca Preto.
Copinha Votorantim
A Copa Votorantim é um campeonato tradicional e importante no Estado de São Paulo e conta com a participação de grandes clubes do Brasil com nível altíssimo. O São Paulo fez uma ótima campanha, sendo campeão invicto com cinco vitórias e um empate.
Na final enfrentou o Palmeiras e logo no primeiro minuto abriu a o placar com gol de cabeça do maringaense João Lucas que atua com a camisa 7. O São Paulo segurou o resultado, superou o adversário e levantou o caneco pela sexta vez em 28 edições. A equipe paulista é comandada por Mário Ramalho que é sobrinho do ídolo e ex-técnico do São Paulo Muricy Ramalho.