O diretor da Itaipu Binacional, Enio Verri, coordena nesta sexta-feira, 16, o repasse de recursos do programa Itaipu Mais que Energia para projetos desenvolvidos nas 30 cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). São R$ 111 milhões repassados por meio da Caixa Econômica Federal para projetos voltados para Manejo de Água e Solo; Saneamento Ambiental; Energia Renovável e Obras Sociais, Comunitárias e de Infraestrutura.
A reunião de Verri com os prfeitos acontecerá às 16 horas no Centro de Convenções da Uningá.
O evento desta sexta-feira é parte do compromisso assumido por Enio Verri logo após ser empossado na presidente do lado brasileiro de Itaipu, com a presença do presidente do Paraguai e do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Participando de reunião com os prefeitos da Amusep, Verri pediu que todos viabilizassem projetos de acordo com os eixos que a empresa pretende apoiar, todos voltados à sustentabilidade e atenção às pessoas.
Repasses são o papel social de Itaipu
Segundo Enio Verri, o Itaipu Mais que Energia é a maior iniciativa de apoio a projetos sociais, ambientais e de infraestrutura da história da binacional. Por meio do programa, estão sendo repassados R$ 931,5 milhões aos 399 municípios do Paraná e mais 35 do Mato Grosso do Sul, num total de 434 municípios, beneficiando 11 milhões de pessoas em 200 mil quilômetros quadrados.
Verri diz que este trabalho junto aos prefeitos está alinhado ao projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dar à Binacional Itaipu o papel social que cabe a uma das maiores empresas do Brasil. Esse papel de Itaipu transcende a geração de energia, pois pode impulsionar o crescimento e a redução das desigualdades, não só da região onde a usina está instalada, mas de todo o Brasil.
Veja também