Bastou passar pela Marquês de Sapucaí, no Carnaval do Rio de Janeiro, para despertar mais interesse. O sucesso do enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, baseado no livro “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves, impulsionou as vendas da publicação. O livro está indo para sua 30ª edição, contando com a edição especial lançada em 2022.
A editora-executiva responsável pelo livro de Ana Maria Gonçalves, Livia Vianna, ressaltou que, desde 2017, o título “Um Defeito de Cor” vem crescendo, acompanhando uma “mobilização maior do país em torno das questões raciais, em busca da história não oficial de nosso país colonizado”, diz, via Ag. Brasil.
Ao longo de 2023, foram muitas conversas com a Portela. “Ana Maria Gonçalves se aproximou muito da escola. Tivemos um evento de autógrafos na quadra, onde o livro esgotou. Foi muito bonito ver a adesão de Ana Maria à comunidade da Portela e vice-versa. Ela se tornou uma pessoa querida da escola, muito presente, participando de oficinas e clubes de leitura”, disse a editora-executiva.
Para quem não conhece, “Um Defeito de Cor” conta a saga de Kehinde, mulher negra que, aos oito anos, é sequestrada no Reino do Daomé, atual Benin, e trazida para ser escravizada na Ilha de Itaparica, na Bahia.
No site da Amazon, o livro aparece como o “1º mais vendido em Literatura e Ficção Negra e Afro-americana”, acompanhado deste texto: “Livro que inspirou o samba enredo da Portela, no carnaval de 2024”.