31º FESTIVAL NIPO BRASILEIRO COMEÇA EM MARINGÁ

1 3

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O 31º Festival Nipo-Brasileiro, um dos maiores eventos da comunidade Nikkei do Brasil, voltou a reunir os amantes da cultura japonesa neste sábado (6). Após um hiato de dois anos, o público compareceu em peso para apreciar a cultura, assistir os shows artísticos, saborear a gastronomia japonesa raiz e participar do Matsuri Dance.

A cerimônia de abertura contou com a presença da comissão organizadora do evento, autoridades, representantes de entidades e patrocinadores. Todos expressaram a alegria de poder voltar a realizar eventos desta natureza que proporcionam uma experiência única aos visitantes.

Após os discursos, houve a famosa cerimônia do “Moti Tsuki” – Moti = Bolinho de arroz e Tsuki = socar. No passado, era muito comum as famílias se reunirem para fazer o moti, que é socado no pilão de madeira no primeiro dia do ano. Há vários significados nessa prática na qual várias pessoas se revezam no trabalho de socagem do moti, que simboliza a união de forças e esforço humano para se ter boa sorte no ano que está chegando. O moti significa perseverança porque ele é mole, mas firme e é fruto de muito esforço. Essa simbólica cerimônia está sempre presente no Festival Nipo Brasileiro, pois um evento dessa magnitude só pode ser realizado com a união de pessoas que lutam para preservar as tradições e a cultura japonesa.

Os grupos Saikyou Yosakoi Soran (dança) e Wakadaiko (tambores japoneses) realizaram apresentações que encantaram o público presente. Além disso, houve também um show com cantores nikkeis e no final da noite todos puderam participar do divertido Matsuri Dance que atrai, principalmente os jovens que lotam o salão e acompanham as coreografias com alegria e descontração.

O Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, também fez questão de prestigiar o evento reconhecendo a importância do povo japonês para o crescimento do nosso estado desde a chegada dos primeiros imigrantes ao Paraná.

O 31º Festival Nipo Brasileiro vai até o dia 15 de agosto, segunda-feira, no almoço. A entrada inteira é R$ 10,00 e a meia R$ 5,00. Hoje (7),  amanhã (8) e nos almoços a entrada é franca.

 

PROGRAMAÇÃO – DOMINGO (07/08)

19h – Bon Odori

20h – Grupo Folclórico Grune Stadt

20h30 – Show Musical: Cintia Nishimura e Susana Sano

21h30 – Grupo Wakadaiko

O 31º Festival Nipo Brasileiro acontece nas dependências da ACEMA, Av. Kakogawa, 50 e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Maringá e dos patrocinadores oficiais: Sicredi, Cocamar, Unimed, Colégio Objetivo e BGE Energia.

Realização: ACEMA – Associação Cultural e Esportiva de Maringá

Organização: Tasa Eventos

 

 

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile