Conectados a cada dia mais

Que tal investir em ações que beneficiem a saúde em tempos de isolamento social?

Ergonomia Cadeira Gamer

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O conforto ergonômico que a cadeira gamer oferece conquista cada dia mais adeptos (crédito de divulgação)

A pandemia ainda não acabou. Quem pode ficar em casa seguindo o isolamento social passa o dia cada vez mais conectado. Tudo indica que ainda teremos pela frente uma longa temporada de EAD e Home Office. Até a vacina chegar ficamos reféns desse tal “novo normal”.

Quem optou por ficar recluso, precisou reinventar a rotina. Dentro de casa passamos horas em frente ao computador, seja por diversão, estudo ou trabalho. Esta mudança no perfil social foi observada pelas provedoras de internet que reportaram no início da pandemia um aumento de cerca de 40% no consumo.

Passar tanto tempo em frente aos eletrônicos tem seus custos para a saúde. Por isso, investir em acessórios, ações preventivas e de autocuidado, podem garantir um pouco mais de conforto e saúde para enfrentar o ônus destes novos tempos.

De acordo com a fisioterapeuta Erika Daud, devido ao isolamento social, adultos e jovens passaram a sofrer mais com dores decorrentes da má postura. “A postura inadequada está associada à falta de harmonia entre as estruturas de sustentação que, além das consequências estéticas, podem causar problemas físicos que prejudicam a qualidade de vida”, refletiu.

Quando o assunto são acessórios que contribuem para trazer conforto e qualidade ao dia a dia, a cadeira gamer tem seu destaque. Com design inspirado em bancos de carros de corrida, o item, além de ser cheio de estilo, tem função prática. Afinal, depois de horas jogando, assistindo aulas ou trabalhando, todo o corpo, em especial as costas, pedem socorro.

Se estiver em dúvida quanto ao modelo, fica a dica: além da aparência avalie também a ergonomia. Leve em consideração as opções que apresentam regulagem de ângulo do encosto, apoio para lombar e região do pescoço. Itens como ajuste de altura de assento e apoio ajustável para os braços, também precisam ser observados.

Prevenir é melhor que remediar

Apostar em ações de autocuidado e prevenção faz toda a diferença quando o assunto é a saúde. A dica da fisioterapeuta Erika Daud é realizar pequenas pausas durante um longo período diante do computador.

Cada um pode definir as pausas conforme se sentir melhor, mas é preciso manter uma constância e não se deve acumular os períodos de descanso. Durante o expediente, procure realizar exercícios de alongamento. Esses exercícios podem ser distribuídos ao longo do dia, com pequenas pausas de 30 segundos a um minuto, sem atrapalhar seu rendimento. Levantar, fazer alongamentos, descansar os olhos da tela, alimentar-se de forma adequada, ingerir líquidos e se deslocar pelos cômodos da casa para ativar a circulação do corpo são algumas medidas simples, porém de extrema importância para nossa saúde.”

Destacando a questão da circulação, que mesmo sendo essencial à saúde, algumas pessoas se esquecem de observar, a Erika Daud indica sessões de drenagem linfática para auxiliar na ativação circulatória. “O sistema linfático é parte importante do sistema imunológico. Ele filtra resíduos e detritos e leva nutrientes para as células. A drenagem linfática manual que ajuda a regularizar a circulação e ‘esvaziar’ os líquidos acumulados no tecido. A técnica é feita por meio de movimentos suaves e precisos, causa leveza e sensação de bem-estar, além de ajudar na redução de edemas, celulites e retenção hídrica. Ao mesmo tempo, ainda proporciona a regeneração da defesa dos tecidos, estimulando a eliminação de toxinas e desenvolvendo o equilíbrio do organismo.”  orientou a fisioterapeuta.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile