O jogo está virando a favor dos eSports

Em 2022, a categoria eSports será uma das modalidades oficiais dos Jogos Asiáticos

Arena e sports

Arena montada na última edição dos Jogos asiáticos

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Mudanças sociais e tecnológicas estimularam o crescimento dos esportes eletrônicos ao longo dos últimos anos. Interativos e competitivos, os eSports ganham cada dia mais visibilidade e conquistam novos adeptos ao redor do mundo. De acordo com um relatório da NewZoo – empresa de consultoria especializada na indústria de games e eSports, a expectativa para este ano é que o mercado global alcance cerca de US$ 180 bilhões em receita.

É portanto inegável assumir que se trata de uma modalidade prestigiada, que requer atenção especial no calendário de eventos esportivos. A Ásia saiu na frente neste sentido, confirmando a inclusão oficial dos eSports na 19ª edição  Jogos Asiáticos que vão acontecer em Hangzhou entre os dias 10 e 25 de setembro 2022.

A cidade parece ser o cenário perfeito para o start dessa jornada. Juntamente com Shenzhen, Shanghai e Pequim, Hangzhou faz parte uma região que é rotulada como o “Vale do Silício” da China, concentrando um grande número de startups e gigantes da área de tecnologia e sede de empresas atuantes no cenário dos eSports.  É um polo tecnológico em constante expansão e um importante centro de inovação, desenvolvendo projetos que envolvem inteligência artificial, tecnologias de automação e robótica, manufatura inteligente, indústria 4.0, energia limpa e inovação biomédica.

Enquanto a capital da província de Zhejiang se prepara para receber o evento – que é muito semelhante ao modelo Jogos Pan-americanos que temos por aqui -, o anúncio da inclusão dos eSports na próxima edição é uma novidade que tende a ser seguida nas próximas edições e até incentivando outras competições internacionais a fazerem o mesmo.

Com a oficialização os eAtletas passam a ser incluídos na categoria de esportes intelectuais e disputam o lugar mais alto do pódio.

Em 2018, na 18ª edição dos Jogos Asiáticos, que aconteceu em Jacarta e Palembang, na Indonésia, jogos como League of Legends, Arena of Valor, Clash Royale, Pro Evolution Soccer, Hearthstone e StarCraft 2 fizeram parte do calendário do evento. Mas foram modalidades disputadas apenas em caráter de demonstração, sem que os participantes concorressem a medalhas. Desta vez, no entanto, será diferente. Parece que o jogo virou, não é mesmo?!

Opinião:

Streamer e Atleta profissional – Barcellos PaiZão
Personalidade de destaque no universo digital, Barcellos – Paizão tem alcance multiplataforma. Além de streamer contratado pela Twitch TV ,  é influenciador no time da Vivo Keyd e no instagram está com ig @oficialbarcellos, criador de conteúdo para  Youtube no canal Barcellos  e é verificado no Tik Tok com @oficialbarcellos.
“Acho sensacional a inclusão do eSports em um evento deste tamanho. Hoje em dia, mesmo com a grande expansão, ainda têm pessoas que não consideram os jogos eletrônicos como categoria de esporte ou até mesmo como uma profissão.  Uma ação dessas vai dar ainda mais visibilidade e incentivar os jovens a concluir que é possível, sim, ser um atleta de “vídeo game”, a profissão dos sonhos de qualquer criança.”

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile