A primeira arquiteta mulher – Dia Internacional da Mulher

marion art

Marion Griffin, primeira arquiteta formada. Foto: Aquarela de Marion - Fundação Frank Lloyd Wright / Retrato de Marion - Biblioteca Nacional da Austrália

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Amanhã, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Não podemos deixar de parabenizar os escritórios maringaenses de arquitetura liderados por mulheres, em especial Claudia Guapo, Fernanda Bega, Heloisa Vecchi, Isabela Junqueira, Ivana Cabral, Jack Elias, Luciana Just, Ninha Chiozzini, Saleth Singh Galles, Viviane Martinez e muitas outras representantes da arquitetura na cidade. Parabéns por representarem a força feminina através da arte no ato de projetar em arquitetura, e ocuparem cada vez mais espaços de destaque no ramo. Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as mulheres e arquitetas maringaenses!

Você sabia?

Uma das primeiras mulheres a se tornar arquiteta foi a norte-americana Marion Mahony Griffin. Em 1894, tempos em que o privilégio de uma graduação era ainda majoritariamente masculino, a arquiteta se formou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Marion trabalhou durante 15 anos no escritório de Frank Lloyd Wright, mas só teve seu trabalho reconhecido quase um século depois. Mesmo a arquiteta sendo uma das principais idealizadoras do estilo arquitetônico disseminado pelo escritório, seu trabalho era visto apenas como uma extensão da produção masculina e na época os créditos de suas criações eram todos atribuídos ao arquiteto. Por mais visibilidade na produção feminina na história da arquitetura!

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile