Projetos de arquitetura ou de interiores nem sempre são a simples junção de estética e função. Na maioria das vezes, história e afeto permeiam os ambientes se tornando princípios norteadores do projeto. Foi desta maneira que o escritório AD3 Arquitetura realizou o projeto da padaria e confeitaria Brioche Crocante, em Maringá. O escritório, liderado por Giovana Kunzler e Leonardo Frazatto há 6 anos, transformou o conhecido ponto da Avenida Paraná, utilizando sua própria história com o público desde 2004 como pano de fundo e inspiração. “Sempre que iniciamos um projeto corporativo/comercial […] gostamos sempre de entender como tudo começou. Somos apaixonados pela história de cada cliente e gostamos de contá-la em nosso projeto.” dizem os arquitetos Giovana e Leonardo. As escolhas e especificações do projeto tinham como principal objetivo a criação de um ambiente aconchegante e acolhedor, com identidade, para os já conquistados clientes e para novos deles. “O uso da madeira trouxe a brioche um acabamento que traz calor, aconchego e em composição com os metais criam uma atmosfera industrial e não óbvia.”, comentam os arquitetos. Desta forma, podemos testemunhar a importância do usuário para o sucesso no processo de projeto. “Me lembro de tomarmos café com os proprietários e […] descobrimos que ali haviam clientes que frequentavam rigorosamente a brioche há mais de 10 anos. Então nesse momento entendemos que era muito mais do que uma padaria.” Confira abaixo a entrevista com os arquitetos responsáveis pelo projeto.
Igor Mendes – Conte mais sobre o escritório AD3, há quanto tempo atuam e quais os segmentos.
Leonardo e Giovana – O escritório foi fundado pelos sócios Giovana Kunzler e Leonardo Frazatto, estamos no mercado há 6 anos somos especializados em projetos arquitetônicos e interiores residenciais, comerciais, corporativos e atuamos também no seguimento de incorporadora com projetos de condomínios.
IM – Projetos corporativos geralmente são desafiadores. Qual foi o maior desafio do processo de projeto da Brioche Crocante?
LG – Sempre que iniciamos um projeto corporativo/comercial, como é o caso da Brioche, gostamos sempre de entender como tudo começou. Somos apaixonados pela história de cada cliente e gostamos de contá-la em nosso projeto. Acho que esse é o grande desafio do projeto.
IM – No projeto há uma utilização abundante de madeira, tons neutros e pontos em metal dourados e pretos. Quais foram as intenções na utilização dos materiais?
LG – Todo projeto tem sua paleta de cor, sua referência de acabamentos, aquilo que combina com a empresa e de certa forma dá identidade. O uso da madeira trouxe à Brioche um acabamento que traz calor, aconchego e em composição com os metais criam uma atmosfera industrial e não óbvia. Os tons neutros criam um plano de fundo, que neutraliza e permite que outros acabamentos se destaquem.
IM – O espaço da padaria e confeitaria traz um aconchego e um ar convidativo aos usuários. Quais foram as intenções do projeto em relação à experiência dos usuários?
LG – Desde o início o maior pedido dos clientes era para que a Brioche mesmo depois da reforma, fosse reconhecida. Me lembro de tomarmos café com os proprietários e em meio a uma conversa bem informal descobrimos que ali haviam clientes que frequentavam rigorosamente a brioche há mais de 10 anos. Então nesse momento entendemos que era muito mais do que uma padaria.
IM – Qual o impacto do projeto para a cidade e para os usuários, percebido por vocês?
LG – Quando o projeto finalizou e fizemos a decoração final, olhar a nova Brioche era incrível, uma mudança que apesar de mantermos praticamente a configuração do layout original deu um frescor ao espaço. Até hoje quando frequentamos a brioche, também somos clientes, é graficamente ouvir os clientes elogiarem e independente do horário as mesas estão sempre ocupadas!