Projeto da Semana – Decorado Landscape

LIVING

Foto: R.R.Rufino

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O projeto da semana desta edição traz um apartamento decorado de um dos últimos lançamentos A.Yoshii para Maringá. Previsto para 2024, o edifício Landscape tem seu decorado projetado pela arquiteta Juliana Meda, parceira de longa data da construtora para projetos nesse segmento. O escritório, sediado em Londrina, visou a criação de um apartamento atemporal, funcional e aconchegante, através da escolha minuciosa de materiais e objetos. “A personalidade do empreendimento é encontrada através dos padrões de acabamentos e texturas, além da composição de itens decorativos presentes em todos os ambientes […]” relata a arquiteta Juliana Meda. A paleta geral do apartamento contempla tons de cinza, preto e madeira, que se complementam formando espaços elegantes e integrados. “Os tons sóbrios e neutros dos cinzas transmitem modernidade e elegância […] Tal contraste com os tons amadeirados dão notoriedade para o material natural, que tem por finalidade promover uma atmosfera mais aconchegante.” aponta a arquiteta sobre a composição de tons principal do apartamento. A fim de proporcionar um dia-a-dia mais objetivo e funcional, a escolha do mobiliário solto conta com peças que garantem uma maior amplitude visual, e que facilitam transformações pontuais nos ambientes. “Com intuito de transmitir leveza, foram dispostos objetos e mobiliários soltos que possibilitam a mobilidade e a vista desimpedida entre os ambientes. […] Conectar ambientes e criar sensação de amplitude auxiliam no conforto e permitem que o dia a dia tenha mais praticidade e objetividade.” A seguir, você confere a entrevista completa com a responsável pelo projeto, arquiteta Juliana Meda! 

A arquiteta Juliana Meda (Foto: R.R.Rufino)

Igor Mendes – Conte um pouco sobre o escritório Juliana Meda. Carreira, projetos e a parceria com a A. Yoshii em mais um decorado.

Juliana Meda – Juliana Fernandes Meda nasceu em Santa Mariana e formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UNIFIL Centro Universitário Filadélfia em Londrina. Atua desde 2001 em projetos comerciais e residenciais, de arquitetura e interiores em todo o Brasil e também em Portugal. A parceria com a construtora A. Yoshii se iniciou em 2009 e segue até hoje, sendo responsável pela formação de mais de 50 projetos elaborados em conjunto ao longo desse percurso.

Foto: R.R.Rufino

IM – Geralmente, apartamentos decorados buscam a harmonia dos ambientes e seus usos para abranger um número satisfatório de pessoas, garantindo também uma personalidade ao empreendimento. Como foi o processo de setorização e layout do decorado Landscape?

JM – Pelo projeto da construtora a localização das áreas comuns já estava distinta dos ambientes, tal separação foi reforçada através do projeto de interiores. A personalidade do empreendimento é encontrada através dos padrões de acabamentos e texturas, além da composição de itens decorativos presentes em todos os ambientes formando harmonia e aspecto individual para o decorado.

Foto: R.R.Rufino

IM – A presença de madeiras e tons amadeirados é de destaque nesse apartamento, principalmente nas áreas de estar e dormitórios. Qual a justificativa dessas escolhas?

JM – A madeira possui presença imponente por ser um material aconchegante que transmite não somente a natureza vigente em forma de acabamento como também faz parte do conceito de contemporaneidade dado ao projeto. Posteriormente obteve características práticas como o funcionamento de pórtico para iluminação na suíte e de moldura para a decoração no home theater.

Foto: R.R.Rufino

IM – A varanda gourmet e cozinha receberam paletas próximas, passando pelos tons cinzas claros e escuros, que contrastam com os já citados tons amadeirados e cores quentes de outros ambientes. Como foi o processo de criação no que diz respeito a paleta de cores e texturas?

JM – Os tons sóbrios e neutros dos cinzas transmitem modernidade e elegância, a alteração na intensidade da cor define os ambientes ao mesmo tempo em que os integra. Tal contraste com os tons amadeirados dão notoriedade para o material natural, que tem por finalidade promover uma atmosfera mais aconchegante.

Foto: R.R.Rufino

IM – O apartamento traz em sua composição muita sobriedade e aconchego, garantidos pela escolha das texturas, cores e também pelo mobiliário. Quais foram as diretrizes na escolha do mobiliário solto e ambientação do projeto?

JM – Com intuito de transmitir leveza, foram dispostos objetos e mobiliários soltos que possibilitam a mobilidade e a vista desimpedida entre os ambientes. Tal escolha permite que aja liberdade para adequar e transformar os espaços sempre que necessário.

Foto: R.R.Rufino

IM – Quais os impactos que o projeto buscou causar no observador, no usuário e no empreendimento, sejam eles visuais, espaciais ou sensoriais?

JM –  Identidade e personalidade para cada ambiente sem deixar que conversassem entre si. A funcionalidade tem se tornado requisito essencial ao morador, principalmente vivendo em tempos que são passados em sua maioria dentro das nossas residências. Conectar ambientes e criar sensação de amplitude auxiliam no conforto e permitem que o dia a dia seja tenha mais praticidade e objetividade, definindo a esfera particular das suítes e a área comum.

Foto: R.R.Rufino

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile