Projeto da Semana – Decorado Serenity

0D6A3461

Foto: Fellipe Lima

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Serenidade. Essa foi a palavra que norteou o projeto dessa semana, apartamento decorado do novo lançamento Plaenge para Maringá. O edifício Serenity, ainda em construção, tem seu decorado projetado por Thaisa Bohrer, da Bohrer Arquitetos, parceiros de longa data da construtora em projetos arquitetônicos e interiores. O resultado dessa parceria é um apartamento com traços limpos, visando ambientes calmos com muito design. “[…] escolhemos texturas e revestimentos como ponto de partida no projeto, criando uma atmosfera neutra e calma. A ideia principal foi transformar os ambientes em espaços de grande serenidade.” comentou Thaisa, sobre a paleta do projeto, com cores neutras e pequenos toques em tons pastéis de verde e laranja.

O mobiliário solto tem destaque em composição com outros materiais do projeto: “O mobiliário escolhido conta com diversas peças assinadas por designers renomados. […] temos as linhas curvas e orgânicas, os tons neutros e o verde, como é o caso do sofá principal da sala”. Como já dito, a serenidade foi o principal conceito, criando ambientes de descompressão através da integração e linearidade dos espaços comuns, o que reforça uma praticidade no uso do apartamento no dia a dia. “Para aumentar a área de convivência do living, levamos a sala de jantar para a varanda e integramos a cozinha americana com o restante dos espaços sociais.” diz Thaisa, ao reforçar o conceito de linearidade dos espaços.

Segundo a arquiteta, o principal impacto que o projeto proporciona é exatamente esse: contemporaneidade e praticidade, marca registrada nos projetos do escritório. Confira a seguir mais fotos e a entrevista completa com a arquiteta Thaisa Bohrer! 

Foto: Fellipe Lima

1| Thaisa, conte um resumo sobre sua trajetória na arquitetura e a parceria com a construtora Plaenge nesse projeto. 

Com mais de 30 anos no mercado, a Bohrer Arquitetos atua junto ao mercado imobiliário em três frentes de arquitetura especializada em projetos de incorporação, modelo-decorados, e consultoria de projetos.  Sempre preocupada em buscar inovações e modernidade para os seus projetos, a segunda geração da Bohrer chega de olho no futuro. Atualmente, Thaisa Bohrer está à frente da Bohrer Arquitetos. A marca e a Plaenge têm uma história em comum de longa data: o escritório é responsável pela grande maioria dos projetos da construtora – tanto arquitetônicos quanto de interiores.

Foto: Fellipe Lima

2| Apartamentos decorados visam abranger um grande público ao mesmo tempo que acompanham o conceito do empreendimento. Como foi o processo de conceituação do apartamento Serenity? 

A partir do briefing, escolhemos texturas e revestimentos como ponto de partida no projeto – criando uma atmosfera neutra e calma. A ideia principal foi transformar os ambientes em espaços de grande serenidade. Para aumentar a área de convivência do living, levamos a sala de jantar para a varanda e integramos a cozinha americana com o restante dos espaços sociais.  Optamos por setorizar a área dos quartos por meio de uma grande caixa de madeira iluminada com um ripado que oferece privacidade suficiente. Na iluminação, a prioridade foi para a luz indireta e difusa, reforçando o conceito de espaços integrados, inteligentes e serenos.

Foto: Fellipe Lima

3| A paleta que permeia todo o apartamento conta com madeiras claras, branco, cinzas e quando há o emprego de outras cores, aparecem em tons pastéis. Qual a finalidade dessas escolhas? 

As escolhas das cores conferem personalidade ao se sobreporem à base neutra, criando pontos de interesse na decoração de todo o apartamento.

Foto: Fellipe Lima

4| As texturas e traços de todo o mobiliário, sendo solto ou não, remetem a um visual mais minimalista e conciso. Essa foi a intenção nas escolhas de projeto? 

O mobiliário escolhido conta com diversas peças assinadas por designers renomados. Em comum, temos as linhas curvas e orgânicas, os tons neutros e o verde, como é o caso do sofá principal da sala. A cozinha também segue a mesma linha, com peças mais arredondadas em sua bancada de bistrô e na coifa. Vale destacar os detalhes em inox que foram utilizados.

Foto: Fellipe Lima

5| Qual foi o maior desafio ou particularidade na criação desse projeto, desde de definições iniciais de layout, áreas comuns e privadas, até a escolha de acabamentos finais? 

Bem diferente do convencional, o layout contou com algumas mudanças estratégicas e interessantes. A nossa intenção foi criar uma atmosfera leve para a descompressão após um dia agitado. Por isso que o living, a cozinha e outros ambientes ganharam uma linearidade que auxilia na distribuição clara das funções em todos os espaços, reforçando a praticidade do dia a dia que sempre buscamos nos projetos.  As linhas verticais também auxiliam na amplitude do apartamento, assim como os mobiliários escolhidos que criam conexão e unidade entre os ambientes do apartamento.

Foto: Fellipe Lima

6| Quais os impactos espaciais e/ou sensoriais que o projeto visou proporcionar ao observador, morador e ao empreendimento o geral? 

Os impactos foram a criação de um layout clean, com setorização, integração dos ambientes através de mobiliários e a funcionalidade, reforçando assim o ar contemporâneo e praticidade existente nos projetos assinados pelo escritório.

A Arquiteta Thaisa Bohrer, responsável pelo Bohrer Arquitetos e pelo decorado Serenity | Foto: Reprodução

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile